Quando falamos aqui sobre escrever, muitos de vocês podem pensar automaticamente em histórias de ficção, romances, prosas. Mas quando o assunto são livros há uma gama gigante de gêneros e conteúdos. Não importa se você é autor de poesia, educação, livros infantis ou biografias. As dicas de como escrever melhor e de vendas são válidas para todos.
Dito isso, não importa o tipo do seu trabalho artístico – afinal, escrever é uma arte -: Todos os passos do livro devem ser planejados.
Claro que inspiração, força de vontade e paixão por escrever já são um bom pedaço do caminho, mas não é tudo, nem de longe. Depender apenas disso pode te levar à procrastinação ou a ficar perdido dentro do seu próprio material, dentro da sua própria cabeça.
O que os especialistas falam?
Henrique Carvalho, especialista em mídias digitais e fundador do site Viver de Blog, acredita que antes de começar a escrever um livro você deve responder a algumas perguntas fundamentais que irão te ajudar a achar o caminho:
Quais as dores, medos e desejos do seu público-alvo?
O formato e a linguagem que você pretende usar são adequados para a comunicação com essas pessoas?
O livro vai utilizar linguagem formal ou informal?
O que seu livro trará de diferente dos demais que tratam do mesmo assunto?
Uma boa maneira de saber se o seu público se interessa pelo que você escreve é dar um “tira-gosto”. Publique trechos e/ou capítulos do seu livro em sites, blogs, mídias sociais, ou pelo meio que você tem mais contato com leitores. Isso te ajudará a medir a receptividade do seu conteúdo.
Como posso começar?
Se ainda quiser aprender mais sobre o seu público-alvo, faça uma pesquisa no Google Keyword Planner, que busca as palavras mais relevantes para o seu negócio e te mostra se há demanda pelo assunto. Há também a opção de ir ao final da primeira página de sua busca no Google e ver as sugestões de pesquisas relacionadas ao que você procurou.
Feito isso, comece o planejamento real. Pesquise o seu conteúdo. “O importante é você ganhar mais conhecimento sobre o tema para que seu livro seja o mais completo possível”, afirma Henrique. Em seguida, crie um mapa com as informações para te ajudar a organizar seu roteiro, de forma que você sempre possa voltar a ele quando precisar confirmar algo. Em seguida defina seus capítulos e resumidamente o que terá em cada um deles.
E então comece a escrever, a preencher as lacunas. Essa parte exige disciplina e força de vontade. E quando terminar: revise. Mas não faça isso apenas uma vez, quanto mais revisado melhor. E uma boa dica é pedir para uma segunda pessoa – ou até mesmo terceira – ler também, porque muitas vezes estamos tão imersos no texto que não vemos erros ou furos de enredo.
Henrique dá três dicas para o momento da revisão:
- Corte trechos, parágrafos, palavras. Elimine 25% o tamanho do texto original.
- Melhore frases que ficaram confusas. Quando revisar um livro, verá que algumas frases não fazem sentido algum relendo-as.
- Use palavras mais simples. Palavras rebuscadas não fazem você parecer mais inteligente, mas sim mais arrogante.
Nem todas essas dicas podem servir para o seu processo de criação. Utilize aquilo que fizer sentido para você. Mas não se esqueça: planejamento e organização na hora de escrever um livro são fundamentais.
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