publique publicação livro editora albatroz autor independente escritor escreva planejamento editora albatroz

Quando falamos aqui sobre escrever, muitos de vocês podem pensar automaticamente em histórias de ficção, romances, prosas. Mas quando o assunto são livros há uma gama gigante de gêneros e conteúdos. Não importa se você é autor de poesia, educação, livros infantis ou biografias. As dicas de como escrever melhor e de vendas são válidas para todos.

Dito isso, não importa o tipo do seu trabalho artístico – afinal, escrever é uma arte -: Todos os passos do livro devem ser planejados.

Claro que inspiração, força de vontade e paixão por escrever já são um bom pedaço do caminho, mas não é tudo, nem de longe. Depender apenas disso pode te levar à procrastinação ou a ficar perdido dentro do seu próprio material, dentro da sua própria cabeça.

O que os especialistas falam?

Henrique Carvalho, especialista em mídias digitais e fundador do site Viver de Blog, acredita que antes de começar a escrever um livro você deve responder a algumas perguntas fundamentais que irão te ajudar a achar o caminho:

Quais as dores, medos e desejos do seu público-alvo?

O formato e a linguagem que você pretende usar são adequados para a comunicação com essas pessoas?

O livro vai utilizar linguagem formal ou informal?

O que seu livro trará de diferente dos demais que tratam do mesmo assunto?

Uma boa maneira de saber se o seu público se interessa pelo que você escreve é dar um “tira-gosto”. Publique trechos e/ou capítulos do seu livro em sites, blogs, mídias sociais, ou pelo meio que você tem mais contato com leitores. Isso te ajudará a medir a receptividade do seu conteúdo.

Como posso começar?

Se ainda quiser aprender mais sobre o seu público-alvo, faça uma pesquisa no Google Keyword Planner, que busca as palavras mais relevantes para o seu negócio e te mostra se há demanda pelo assunto. Há também a opção de ir ao final da primeira página de sua busca no Google e ver as sugestões de pesquisas relacionadas ao que você procurou.

Feito isso, comece o planejamento real. Pesquise o seu conteúdo. “O importante é você ganhar mais conhecimento sobre o tema para que seu livro seja o mais completo possível”, afirma Henrique. Em seguida, crie um mapa com as informações para te ajudar a organizar seu roteiro, de forma que você sempre possa voltar a ele quando precisar confirmar algo. Em seguida defina seus capítulos e resumidamente o que terá em cada um deles.

E então comece a escrever, a preencher as lacunas. Essa parte exige disciplina e força de vontade. E quando terminar: revise. Mas não faça isso apenas uma vez, quanto mais revisado melhor. E uma boa dica é pedir para uma segunda pessoa – ou até mesmo terceira – ler também, porque muitas vezes estamos tão imersos no texto que não vemos erros ou furos de enredo.

Henrique dá três dicas para o momento da revisão:

  • Corte trechos, parágrafos, palavras. Elimine 25% o tamanho do texto original.
  • Melhore frases que ficaram confusas. Quando revisar um livro, verá que algumas frases não fazem sentido algum relendo-as.
  • Use palavras mais simples. Palavras rebuscadas não fazem você parecer mais inteligente, mas sim mais arrogante.

Nem todas essas dicas podem servir para o seu processo de criação. Utilize aquilo que fizer sentido para você. Mas não se esqueça: planejamento e organização na hora de escrever um livro são fundamentais.

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/