Planejamento, conteúdo e acompanhamento: Passos do marketing para escritores

//Planejamento, conteúdo e acompanhamento: Passos do marketing para escritores

Imagem de Pexels por Pixabay

 

Escritores são profissionais que, se pudessem, focariam apenas no lado criativo do trabalho. Mas vivemos numa época em que o autor precisa fazer de tudo um pouco, principalmente a parte de marketing. Sim, dá trabalho, às vezes até mesmo mais do que escrever o livro em si. Como falamos aqui com frequência, o escritor precisa ser o mais entusiasta e divulgador da sua história. Então a importância do marketing é gigante.

 

E como fazer isso?

 

1- Planejamento

 

É preciso criar uma estratégia para divulgação, aliada a um planejamento bem estruturado. Bernardinho, técnico de vôlei, disse que “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”. Sua meta é vender livros, então é preciso planejar como conseguir isso.

 

O primeiro passo é definir seu objetivo, encontrar seu público-alvo, descobrir a maneira de se comunicar com ele e, a partir daí, montar uma estratégia.

 

Felizmente vivemos numa época com bastante acesso à informação. Então se planejamento não é um assunto que você domina, há inúmeras técnicas e ferramentas que podem te ajudar na internet. Além disso, é fundamental usar a rede para alcançar os resultados depois que o planejamento está pronto.

 

2- Produção de conteúdo

 

Algo que repetimos com frequência é que fazer marketing do seu livro não é inundar amigos e seguidores com mensagens de “Compre! Compre! Compre!”. Isso é agressivo e pode até afastá-los.

 

Hoje uma técnica muito usada é a produção de conteúdo. Entregar para leitores, seguidores e amigos conteúdo de qualidade é uma forma de fidelizar, criar fãs e manter as pessoas interessadas no que você tem a falar. Vão saber que você não fala apenas do próprio livro, mas entende de mercado editorial, dá dicas de escritas ou sobre o que decidir escrever – ou mesmo gravar vídeos.

 

E dentro do conteúdo, fale sobre seu livro, curiosidades dele, sobre processo de escrita, sobre sinopse, sobre o que outras pessoas acham da leitura e muito mais.

 

Lembrando que deve ser um trabalho com constância, regularidade. Deixar o seguidor muito tempo sem conteúdo não é bom para o engajamento e o faz perder o interesse. Para não se perder, uma dica é criar um cronograma semanal ou mensal e segui-lo.

 

3- Acompanhamento

 

Você planeja, produz, lança o conteúdo para o mundo e chegou a hora de acompanhar o resultado das suas estratégias. Esse é um passo muito importante porque é uma forma de analisar se o que tem sido feito está ajudando a cumprir metas, a ver se está alcançando os resultados esperados.

 

É uma forma de ver o que está dando certo e o que está dando errado e reajustar tudo o que precisar. Afinal, por mais que seja preciso seguir o planejamento, é sempre possível – e necessário – fazer mudanças e adaptar as estratégias.

 

Por Teca Machado

By |2021-10-29T17:27:18-03:0029 de outubro de 2021|

Deixar Um Comentário