Por que a editora não vende o meu livro?

//Por que a editora não vende o meu livro?
Image by Gerd Altmann from Pixabay

Por que a editora não vende o meu livro?

Essa é uma pergunta que muitos autores fazem.

A verdade é que não importa a modalidade pela qual o escritor resolveu publicar – editora tradicional, editora paga, publicação totalmente independente e outras – quem precisa vender o livro é ele mesmo.

Pode parecer que estamos falando de vender no sentido de bater de porta em porta – ou livraria em livraria – oferecendo a obra. Mas não é necessariamente isso, ainda que essa pode ser uma das estratégias.

O escritor tem que ter em mente que o livro não se vende sozinho.

A história pode ser sensacional e merecer o Prêmio Nobel da Literatura, mas se o próprio autor não for o seu maior entusiasta e fizer muito marketing dela, é provável que fiquem caixas de livros paradas (ou arquivos sem receber download, no caso de e-books).

Ninguém vai amar seu livro mais do que você mesmo. É um sonho seu, um trabalho seu. Então quem melhor do que você para fazer propaganda dele?

Não estamos falando que você tem que ser ter técnicas publicitárias avançadas ou ter um vasto conhecimento de marketing, mas é possível criar muitas estratégias para vender o seu livro. Pesquisando na internet você vai encontrar inúmeras dicas até mesmo fáceis para colocar em prática.

Não é papel da editora – nem a tradicional e nem a no modelo da Albatroz – vender o livro para o autor. Ela faz a parte dela, trabalha a divulgação em suas redes e com seus contatos, até porque é de interesse dela também ter autores que vendam bastante e sejam bem-sucedidos. Mas não é sua tarefa ser a principal marketeira das obras.

Faça com que as pessoas, tanto as que já te conhecem quanto as que nunca ouviram falar de você saibam que você publicou e que o livro está à venda. Facilite a compra para o leitor e coloque em todas as plataformas possíveis

E não se esqueça: vender seu livro também é se vender.

A marca do escritor é de extrema importância e influencia as pessoas a lerem suas obras. É só pensar o seguinte: Quantas vezes você comprou um livro simplesmente porque gostava do autor? Você está atrelado ao sucesso da sua história. Ambos caminham juntos.

E, então, vamos colocar a mão na massa e vender muitos livros?

Por Teca Machado

By |2021-03-18T12:04:51-03:0015 de março de 2021|

Deixar Um Comentário