Provavelmente você escuta uma pessoa mais do que outra em determinado assunto por acreditar mais no que ela fala, por saber que ela entende melhor o tema, por entender que é alguém preparado. Isso acontece quando a pessoa tem autoridade sobre o que fala. E isso é importante para todos os setores profissionais, inclusive para o da escrita.
Mas, afinal, qual é a importância da autoridade na hora de vender meu livro?
Construção da autoridade
Quando falamos sobre a importância da construção da autoridade significa que a sua empresa – no caso do autor, ele mesmo – precisa criar maneiras para ser lembrado dentro do mercado em que atua, é quando a sua marca – seu nome, seu livro – é a primeira que vem à mente do cliente quando ele pensa sobre o assunto. Como falar de refrigerante e pensar Coca-Cola, espoja de aço lembrar do Bombril e fast-food recordar do McDonald’s. Todas essas marcas criaram autoridade com o passar das décadas.
Segundo o site Marketing Digital S/A, “a importância da construção da autoridade vai muito além de ser uma marca conhecida. Ela contribui para aumentar a sua visibilidade na internet e gerar relacionamento com seu público. Quanto maior a autoridade, melhor é o posicionamento nos mecanismos de busca, o que aumenta o tráfego direcionado ao seu site, alavancando suas vendas”.
Ainda segundo a página, antes era mais difícil criar autoridade, algo que se demorava anos, que demandava muito trabalho e gasto financeiro para alcançar, mas com a internet tudo ficou um tanto mais fácil (Só que lembre-se: ficou fácil para você, mas também para os seus concorrentes). “Ganhar visibilidade e mostrar o seu valor para o público-alvo da sua empresa é o primeiro passo para chamar a atenção da audiência e aumentar as conversões”.
Tendo isso em mente, saiba que as estratégias do marketing digital têm o poder te ajudar os autores nessa empreitada de construção de autoridade.
Vantagens de construir sua autoridade
Além de ser o mais lembrado na mente do cliente, que no caso dos autores são os leitores, um dos maiores benefícios é o financeiro, porque sendo alguém lembrado e respeitado no ramo, o escritor vai vender mais livros.
Ser autoridade no tema traz confiança e credibilidade, o que além de atrair novos leitores faz com que os que já sejam fãs respeitem mais o autor, assim como o “sigam” por toda parte. Outro benefício é aumentar a chance de firmar parcerias com outros escritores, críticos literários, veículos de comunicação e booktubers. Geralmente são criadas ações que ajudam ambos os lados.
E por último, mas não menos importante, criar autoridade dá maior visibilidade, aumenta a audiência e, consequentemente o faturamento.
E como criar autoridade usando estratégias do marketing digital? Fique que olho que no nosso próximo post vamos falar sobre isso.
Por Teca Machado
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