Imagem: Pixabay

“Mas por que vocês não fazem divulgação do meu livro?”

 

Essa é, provavelmente, uma das perguntas mais ouvidas em editoras Brasil – e mundo – afora.

 

E a resposta é muito simples: A editora faz, mas ela tem dezenas/centenas de outras obras e autores para divulgar. Ela não pode focar apenas em um autor o tempo todo.

 

Quem deve fazer sempre, todos os dias, constantemente, para amigos, para conhecidos, para desconhecidos e para todo o resto do mundo é o próprio escritor, principalmente se ele for iniciante.

 

Se ele não for o maior entusiasta do seu próprio trabalho ninguém mais vai ser.

 

A verdade é que um livro precisa de divulgação para que o leitor saiba que ele exista. O seu círculo de amizades pode até saber que você escreveu e publicou, mas fora disso, sem um marketing mais forte dificilmente vai alcançar novas pessoas. E quando falo de marketing não é sobre contratar uma agência publicitária ou um profissional da área, mas estudar e aprender sobre o tema e colocar em prática.

 

Claro que há casos diferentes, em que por algum motivo o livro de um autor iniciante estoura em vendas sem grande esforço ou de alguém já com uma base sólida de fãs e/ou leitores que publica e o livro se vende sozinho. Mas pergunte para esses já consagrados best-sellers se foi do dia para a noite essa fama. Dificilmente. A maioria deles investiu tempo, dinheiro, criatividade e muito empenho para que se tornassem conhecidos.

 

O caminho para ser um best-seller é longo, árduo e muitas vezes até solitário. Mas é aquela velha história de que é preciso dar um passo de cada vez para ir mais longe. E uma hora o objetivo será alcançado.

 

Por isso não desista!

 

Crie estratégias de marketing (aqui no blog temos inúmeras dicas, é só procurar na caixa de busca ao lado), participe de eventos – tanto on line quanto presenciais, agora que estão retornando, faça parte de comunidades literárias (há muita gente por aí que ama conversar sobre livros e conhecer novos autores), seja presença constante em redes sociais, não só divulgando, mas falando com leitores já conquistados e aqueles em potencial, converse com escolas e faculdades para oferecer seu livro para alunos, envie exemplares para influenciadores, cria um blog ou um site para falar sobre livros, entre em contato com a imprensa local sobre a publicação de uma matéria sobre a obra ou mesmo sobre um espaço semanal ou mensal com uma coluna sobre literatura.

 

Enfim, pense fora da caixa e seja criativo.

 

Cada novo leitor alcançado é uma passo mais próximo de alcançar o seu objetivo, que é levar sua obra para a maior quantidade de pessoas possíveis.

 

Por Teca Machado