
Vamos supor que você tem um negócio. E para poder vender compra vários produtos. Gastou dinheiro para receber o retorno sobre a quantia gasta. Mas acontece um problema: Uma crise chegou, suas estratégias de marketing não trouxeram o resultado esperado e você não está vendendo na velocidade que gostaria. Está com produtos “encalhados”, dinheiro parado e precisa dar um jeito de vender mais. Mas e se ao invés de estocar os itens, você os adquirisse sob demanda? Ou seja, só os tivesse em estoque na medida que aparecessem clientes? É uma boa alternativa, certo? E esse tipo de investimento pode ser feito por escritores quando o assunto é livro publicado.
Todo autor sabe que lançar um livro novo requer gastos. Seja de forma independente, seja por uma editora que fornece esse tipo de serviço. Um dos maiores custos – e na verdade podemos afirmar que é o maior deles – é a impressão. Se a tiragem é pequena, o custo por livro é alto. Se a tiragem é maior, esse valor cai por unidade, mais no volume final é bem mais caro. E não são todos os autores dispostos ou com condições de arcar com quantias tão grandes.
Então o que fazer?
Uma solução, que é oferecida pela Editora Saramago, selo da Editora Albatroz, é a impressão sob demanda (ou POD, do inglês Print on Demand). Nesse modelo, o livro só é impresso depois de vendido. Isso favorece o fluxo de caixa e permite manter um livro no mercado, mesmo não tendo ele em estoque. O autor não fica com caixas paradas em casa e nem se martiriza ao olhar para elas todos os dias, pensando que precisa vender rápido para recuperar o investimento.
Com o surgimento dos e-books, já houve barateamento da publicação, mas qual autor não quer ter seu livro literalmente em mãos, podendo folhear e cheirar as páginas cheias de tinta com suas palavras? Além disso, sabemos que a maioria dos leitores ainda prefere a versão impressa da obra.
Com o avanço do POD, eliminou-se a necessidade de imprimir grandes tiragens, permitindo a milhares de autores independentes ver suas obras impressas por uma fração do custo habitual. Foi uma quebra de paradigma do mercado editorial, abrindo o mercado a quem não tinha acesso anteriormente.
Editora Saramago
O selo Saramago, que faz parte da Editora Albatroz, trabalha com a impressão sob demanda. Mas ao contratar o serviço, o autor ganha 25 exemplares da obra. Além disso, oferece outros serviços ao autor. Há a revisão e copidesque, pontos muito importantes para garantir a qualidade da obra, afinal, quem gosta de ler um livro com problemas gramaticais e de edição? Há também a opção de ver o livro em formato digital com e-book, assessoria de imprensa, identidade visual da obra e mais.
Conheça mais sobre os serviços da Editora Albatroz e do selo Saramago aqui.
E não tenha medo: chegou a hora de publicar seu livro!
Por Teca Machado
Deixar um comentário