Prêmios literários

/, Mercado Editorial/Prêmios literários

Provavelmente você, escritor, já ouviu falar de algumas honras literárias importantes, como o Prêmio Nobel da Literatura ou o Prêmio Jabuti. Ou ainda no recente Prêmio Kindle de Literatura, promovido pela Amazon. 

Mas você sabe quais são os mais importantes do mundo e do Brasil? 

Fizemos aqui uma lista com os cinco de maior destaque de cada um deles: 

Mundo

Prêmio Nobel de Literatura 

Um dos prêmios mais tradicionais e valorizados que existem. Acontece desde 1901 e é cheio de prestígio, divulgação e dinheiro. A premiação concedida anualmente pela Academia Sueca considera o conjunto da obra de um autor vivo, sempre com um caráter político. 

Man Booker Prize 

É tido como o mais importante prêmio literário em língua inglesa. Criado em 1968, podem participar autores de qualquer nacionalidade, desde que escrevam em inglês.  

National Book Award 

É um dos prêmios literários mais importantes dos Estados Unidos. Ele acontece anualmente desde 1950, e é concedido a autores norte-americanos vivos na categorias ficção, não-ficção, poesia e literatura juvenil.  

Fundação Princesa de Asturias 

Ele acontece desde 1981 e é voltado para pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho de criação ou de pesquisa represente uma contribuição relevante para a cultura universal nas áreas de Literatura ou de Linguística. 

Prêmio Franz Kafka  

Criado em honra de Franz Kafka, escritor alemão, acontece desde 2001. O prêmio é concedido a obras que tenham caráter humanista e sejam uma contribuição para a cultura, falem sobre tolerância religiosa, apresentem caráter existencial e atemporal e sejam um testemunho sobre os nossos tempos. 

Brasil:

Prêmio Jabuti 

É tida como a mais importante premiação literária brasileira. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio que é tido como o Oscar do setor e acontece desde 1959. 

Prêmio Sesc de Literatura 

Um dos mais conhecidos do país, premia anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil. 

Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 

Anual, ele não foca apenas nos escritores, mas também em tradutores e projetistas gráficos em nove categorias: poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. 

Prêmio São Paulo de Literatura 

Criado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, seleciona anualmente os melhores livros de ficção, no gênero romance, escritos em língua portuguesa, originalmente editados e publicados no Brasil no ano anterior. 

Prêmio Oceanos 

Patrocinado pelo Itaú Cultural, o Oceanos é um prêmio de literatura em língua portuguesa. Seu foco são obras de poesia, prosa e crônicas em língua portuguesa. 

Por Teca Machado

By |2019-09-30T22:00:30-03:001 de outubro de 2019|

Deixar Um Comentário