Todo mundo hoje sabe que a presença online de um escritor é importantíssima e que ele deve usar todas as redes e ferramentas necessárias para que o público o conheça e tenha acesso a ele. Mas estar nas mídias sociais apenas por estar não irá realmente fazer milagres na venda dos seus livros. É preciso saber trabalhar para isso.

Você conhece os 3S de Joe Pulizzi, um dos profissionais considerados gurus do marketing? Segundo Pulizzi, é preciso que o autor – ou profissional de qualquer área – tenha em mente que os motivos para estar online são:

Sales: Ajudar a vender, já que ali se encontram clientes, leitores e fãs.

Saving: Poupar dinheiro, porque os custos dos anúncios em redes sociais são menores ou mesmo gratuitos se você souber alcançar sua audiência de forma orgânica.

Sunshine: Espalhar sorrisos com postagens bem humoradas e criativas e colocar uma imagem sua positiva para leitores (clientes) e futuros leitores (clientes).

Portanto, se esses são os motivos que te levaram a ter perfis e páginas em mídias sociais, agora é o momento de colocar em prática a pirâmide do marketing na internet:

Atrair: Com postagens interessantes você pode atrair potenciais leitores que ainda não conhecem suas obras.

Converter: Com o trabalho diário você vai converter o potencial leitor em alguém que lê ou que pelo menos deseja ler seus livros.

Relacionar: Se relacionando com ele, ainda mais se for de forma pessoal, respondendo comentários e mensagens, seu interesse por você e suas obras vai ficar ainda maior. A grande sacada do relacionamento é promover o engajamento daqueles que te curtem/seguem para que sua mensagem chegue a cada vez mais pessoas.

Vender: Até que ele compre suas obras e consuma a sua escrita.

Reter: E ao ver a qualidade do que você apresentou, o leitor vai ficar retido a você, o que o transforma em fã.

É um trabalho manual, muitas vezes cansativo e que demanda muita criatividade – e tempo – por parte do próprio autor (se ele não tiver uma assessoria de imprensa ou um marketing por trás). Mas quando bem feito, o resultado vai aparecer, mesmo que não tão rápido. Tenha certeza disso.