Parece impossível acreditar que você goste tanto de escrever, mas que esteja produzindo muito menos do que gostaria – ou do que deve produzir. Tudo estava bem até você começar a pensar no Facebook, Instagram, ou em atividades mais empolgantes do que sentar frente ao computador e executar a “árdua” tarefa de começar a escrever. Então começa e criar empecilhos e desculpas para adiar o começo de seu trabalho e, quando se dá conta, seu prazo quase já não existe mais. Ou até mesmo já acabou.
Esse é um ótimo resumo sobre sintomas da procrastinação, aquele velho hábito de “empurrar com a barriga” as tarefas que devem ser cumpridas. Mas o que há de novo? A internet é a grande vilã no quesito procrastinação, que causa sentimentos de culpa, desajuste, depressão e baixa autoestima em quem a pratica. Você precisa seguir algumas dicas para não cair mais nesse buraco negro da escrita, ou para sair de vez dele.
1 – Divida o trabalho em listas de acordo com a urgência e importância. Se você tem um capítulo que goste mais de escrever em relação a outro, por exemplo, não comece por ele. A tendência é que você considere o trabalho cada vez mais enfadonho se deixar o mais difícil para o fim, e isso é um prato cheio para a procrastinação.
2- Defina prazos e metas. Dói? Um pouco. Mas planejamento é muito necessário. Você não precisa escrever até seu punho doer, todavia, ter metas a cumprir irá te dar um gás a mais.
3 – Elabore e siga rotinas de trabalho. Essa história de que rotina é ruim não é muito aplicável à escrita. Sistematizar seus horários de trabalho e não fugir deles irá te ajudar muito.
4 – Pense positivo: com o tempo seu cérebro já estará acostumado com a ideia do trabalho a fazer. Quanto mais você exercita essa quebra de procrastinação, mais fácil irá ser começar a escrever.
5- Não sofra por antecedência. Esse é o maior pecado que um procrastinador comete. “Vou perder toda a diversão do meu dia” e “vou ter muito trabalho” são discursos que não podem fazer parte do seu trabalho. Encare as tarefas de frente e você irá perceber que tudo é bem mais fácil do que parece.
6 – Faça pequenos intervalos entre as metas estipuladas. Isso ajuda a relaxar. O ideal é uma pausa de uns 15 minutos para fazer algo que goste – mas não esqueça de voltar ao trabalho.
7 – Sistematize seu ambiente de trabalho. Muitos escritores trabalham em casa e, por isso, acham mais confortável sentar de pijamas na frente do computador e começar a escrever. Mas isso não ajuda muito. Vista-se como se fosse trabalhar e cuide para que seu ambiente de escrita em casa seja saudável e sem muitas distrações. Mora com mais pessoas? Então deixe-as saberem que você não pode ser incomodado.
8 – Esteja descansado para que não encare tudo como um fardo. Uma mente descansada com uma boa noite de sono e alimentação saudável irão ajudar muito no combate á procrastinação.
9 – Não comece uma nova tarefa se não tiver terminado a atual. Quando isso acontece nós perdemos foco e concentração. E isso é tudo que procrastinadores precisam para seguir em frente.
10 – Desconecte-se enquanto está trabalhando. Afinal essa distração de ir e voltar ao documento faz parecer que você está trancado em seu próprio computador. Use as redes nos intervalos do trabalho e não mais que isso. Em questão de minutos tudo ficará muito mais fácil e prazeroso.
E lembre-se: é muito mais saudável entregar tudo no prazo do que deixar para mais tarde. Só assim você irá ter noção de que sua vida profissional está caminhando ao invés de se ver em um mar de coisas a fazer.
Deixar um comentário