Sinopse
A experiência de Jaime Monte como professor do Ensino Superior lhe deu a habilidade de escrever sobre teorias complexas em uma linguagem acessível. Neste trabalho, o autor apresenta um estudo de caso em que é possível observar os conflitos do cotidiano escolar, conflitos particulares de uma instituição que dão visibilidade a uma situação presente na maioria das escolas brasileiras: a dificuldade seguir uma teoria norteadora do trabalho escolar em virtude do sincretismo da formação do professor. Em outro capítulo, a Teoria da Atividade de Leontiev é apresentada de forma clara e objetiva ao educador. O autor explica como ocorre a atividade psicológica no desenvolvimento do sujeito. Corrobora, no último capítulo, com a Teoria da Atividade a apresentação do pensamento de Rubinstein sobre a personalidade a partir da mesma matriz epistemológica de Leontiev.
Marcelo Santo

Sobre o autor
Jaime Bezerra do Monte é psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou como psicólogo clínico e escolar e, desde 1999, é professor do Ensino Superior no Estado de Santa Catarina. Atualmente estuda o desenvolvimento humano relacionado ao processo de aprendizagem.
Ficha Técnica
Título do livro: Psicologia. Educação: textos e reflexões
Nome do autor: Jaime Bezerra do Monte
Ano de publicação: 2014
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-68878-01-9
Deixar um comentário