Sinopse
“Se nos comportarmos como filhos de Deus, sentindo-nos amados por Ele, a nossa vida será nova, cheia de serenidade e alegria” (Papa Francisco)
A religião e a vida militar tiveram importância fundamental na vida do autor. Poderia até dizer, sem medo de errar, que a primeira teve grande influência sobre a segunda. Ao seu primeiro comandante da AMAN, general Cyro Espírito Santo Cardoso, era atribuída uma frase mais ou menos assim: “Trago o regulamento na mão esquerda à altura da cabeça, pois , assim, ao ter que cumpri-lo, uso a razão e o coração”. Parafraseando o grande chefe, ele poderia dizer: “Trago sempre em minha mente e em meu coração a Palavra do Senhor para poder cumprir bem as minhas obrigações como militar”.
Participando de uma Força Armada que, como as demais em nosso país, tem como missão principal promover a paz, nada mais adequado do que se ater à religião para cumprir bem o que lhe é atribuído. O próprio Jesus nos ensinou: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”. É isso que o autor procura mostrar, reunindo em apenas um os dois livros que escreveu.
É a fé que nos conduz. Ayrton Senna, o nosso grande campeão mundial de automobilismo, costumava dizer: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta: muita força, muita determinação e sempre faça tudo muito bem e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
Sobre o autor
O autor, Ivany Henrique da Silva, nasceu na cidade do Rio de Janeiro (então Distrito Federal). Desde criança pretendia seguir a carreira militar, contrariamente ao que desejavam seus pais. Ingressou na Escola Preparatória de cadetes de São Paulo em 1949. Dali seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde escolheu a Arma de Engenharia. Declarado aspirante a oficial em 1952, foi classificado no 1º Batalhão de Engenharia (Rio de Janeiro). Ali permaneceu alguns meses, passando, em seguida, à disposição do Ministério da Marinha para participar, como convidado, da viagem de instrução dos guardas-marinha, já como 2º tenente.
Já na Reserva, participa na Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Santuário das Almas) de várias pastorais e movimentos destinados à evangelização e ao atendimento de pessoas carentes. Como agente da pastoral da saúde de sua igreja, visita doentes e idosos, levando-lhes o carinho e o apoio religioso. Participa também da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP), destinada a atender as pessoas carentes internadas naquele hospital.
Ficha Técnica
Título do livro: A cruz e a espada
Nome do autor: Ivany Henrique da Silva
Ano de publicação: 2015
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-68878-11-8
Deixar um comentário