Inspirado no rico manancial de lendas e mitos da região norte do Maranhão, a presente publicação é uma releitura da lenda da Curaganga, narrativa que pertence ao imaginário dos habitantes locais. O texto apresenta a jovem e curiosa Isabel, que, enredada pelas histórias do avô, o velho pescador Pedro, mistura realidade e imaginação nas noites escuras e misteriosas, às margens do generoso rio Pericumã.
Indicação: A partir do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais até o 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Nível de leitura: Fluente
Assuntos: Regionalismo, tradição, identidade, meio ambiente, relações humanas, hábitos sociais.
Tema complementar: Diversidade cultural.
BNCC: (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema. (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais. (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. (EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras. (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Faixa etária: A partir de 9 anos.
Datas comemorativas: Dia dos povos indígenas 19/04; Dia Internacional da Diversidade Biológica 22/05; Semana do meio ambiente 05 a 09/06.
Sobre o autor
Luis Fernando Almeida é pesquisador,
escritor e professor da rede pública de
ensino. Nasceu em Pinheiro, no Mara
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nhão. É mestre em Letras pela Universi
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dade Federal do Pará (UFPA) e em Co
–
municação, Linguagens e Cultura pela
Universidade da Amazônia (UNAMA).
Possui artigos publicados em revistas
acadêmicas, principalmente no campo
dos estudos literários. Autor das obras
Entre Margens: Euclides da Cunha e a
Amazônia (Editora Albatroz, 2017) e O
bem-te-vi curioso e outras definições
(@HistorinhaspraContar, 2022).
Ficha Técnica
ISBN: 9786588463666
Formato: 16x23cm
Peso: 0,150kg
Número de páginas: 58
Capa comum
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