Sinopse
Graças a história, ficamos sabendo como viveram os homens que nos antecederam, quais os trabalhos e suas crenças, de que acontecimentos felizes ou não foram eles participantes. A nós interessa de modo especial, conhecer os fatos e passagens ligada à sua origem. Três famílias italianas, Saracco, Martins e Marinato, imigraram para o Brasil e fixaram residência no estado do Espírito Santo. A união de um Seraco com uma Marinato surgiu esse caipira.
Narrarei em três fases as aventuras de um menino do interior desde a sua infância vivendo no sertão do Arroio, passando pelo seminário dos Jesuítas em Anchieta e seminário dos Salesianos em Boa Esperança e sua adolescência até sua primeira viagem aos dezenove anos. A segunda fase escrita em forma de poesia, a permanência no Exército Brasileiro por trinta anos na cidade do Rio de Janeiro, desde a incorporação, casamento e as difculdades de sobrevivência encontrada na cidade grande, sabemos que no sertão somos obrigados a depender um dos outros, mas na cidade somos obrigados a competir. A terceira fase também escrita em forma de poesia, a passagem para a reserva remunerada, a mudança de profssão de enfermeiro a pedreiro e o retorno ao sertão do Arroio para realizar um sonho de criança. Quando o passado te chamar, não atenda, ele não tem nada de novo para você.
Sobre o autor
Elisio Marinato Seraco, nasceu em Arroio da Pedras, município de Rio Novo do Sul, estado do Espírito Santo.
Foi descobrir seu verdadeiro nome aos oito anos de idade, quando acompanhado de seu pai, foi até a escola da comunidade, conduzindo a certidão de nascimento para fazer a matrícula no primeiro ano primário (alfabetização). Até então era conhecido pelo apelido de Zeto.
Só conhecia carro a distância, luz elétrica tão pouco, somente a lamparina a querosene iluminava seu mundo. Foi entrar dentro do primeiro carro e colocar seu primeiro par desapatos aos onze anos, quando
se mudou para o seminário dos Jesuítas em Anchieta. Aos quatorze anos matriculou-se no seminário dos Salesianos em Boa Esperança.
Aos dezesseis anos foi morar em Rio Novo do Sul paracontinuar estudando. Aos dezenove anos fez sua primeira viagem para o Rio de Janeiro, incorporando ao Exército Brasileiro, nas condições de saldado recruta.
Nesta Cidade construiu sua família ao lado de Marina Wandermuren Martins, com quem teve três flhos, André, Elisio e Iuren.
Aos quarenta e nove anos foi licenciado das fileiras do exército brasileiro e transferido para a reserva remunerada
E aos sessenta e dois anos dedicou-se a construção do sítio Colina do Redentor em Arroio das Pedras.
E com setenta e dois anos publicou seu primeiro livro, Crise-O Regresso do caipira.
Ficha Técnica
Título do livro: Crise – o regresso do caipira
Autor: Elísio Marinato Seraco
Ano de publicação: 2016
Formato: 12×19
ISBN: 978-85-68878-71-2
parabéns pelo maravilhoso livro. muito bom