Entre Margens – Euclides da Cunha e a Amazônia

/Entre Margens – Euclides da Cunha e a Amazônia
Entre Margens – Euclides da Cunha e a Amazônia2018-08-05T21:15:38-03:00

Project Description

Sinopse

A relação de Euclides da Cunha (1866-1909) com a região amazônica representou um capítulo particular na história nacional, quer seja pelo seu valor literário, quer pelas contribuições para as questões políticas e sociais brasileiras. Diante desse cenário já descrito e narrado por tantos autores, dos primeiros viajantes até os mais  contemporâneos, vê-se ressoar nos ensaios amazônicos do escritor uma forma peculiar de representar o espaço amazônico, destacando a inserção da figura do sertanejo, agora as vestes de seringueiro. A propósito, a Amazônia permitiu que o escritor enxergasse outro Brasil, assim como o fizera no sertão da Bahia, um país à margem dos espetáculos do espírito da Belle Époque que marcavam presença nos grandes centros urbanos da principiante República. Efetivamente, os escritos de temática amazônica do autor fluminense podem ser tomados como retratos de um espaço envolto pelo ciclo da borracha, principalmente no início do século XX, em que os escritores passaram a investigar os “brasis” “emoldurados” durante o século XIX.

euclides da cunha amazônia literatura nacional publicação editora albatroz editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro

Sobre o autor

Luis Fernando Ribeiro Almeida é natural de Pinheiro, cidade localizada na região norte do estado do Maranhão, município conhecido como “Princesa da Baixada”, caracterizado pelos campos alagados e pertencente à chamada Amazônia Legal. É graduado em letras/Português e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA . Professor da rede pública de ensino, tendo passagens como docente do ensino superior, bem como em cursos preparatórios para concursos e vestibulares. Desde 2009, pesquisa a obra do escritor fluminense Euclides da Cunha (1866-1909), em especial seus textos que têm como espaço a região amazônica. Vem, ao longo desse período, participando de diversos eventos acadêmicos: congressos, simpósios, fóruns, colóquios e encontros, apresentando estudos sobre esses textos (ensaios), a fim de fomentar essa outra vertente de tão consagrado escritor.

Ficha Técnica

Título do livro: Entre Margens – Euclides da Cunha e a Amazônia
Autor: Luis Fernando Ribeiro Almeida
Ano de publicação: 2018
Formato: 14×21
ISBN: 978-85-9553-027-0

Deixar Um Comentário