Sinopse

A obra que apresento ao leitor não tem a pretensão de ser a História da Força Expedicionária Brasileira, ela é “uma” história. Ela é contada na perspectiva da participação do sargento Max Wolff Filho. Ele foi um brasileiro, dentre muitos bravos brasileiros, que lutou numa das mais cruéis guerras da História da Humanidade.

Sua memória, bem como de muitos outros, foi esquecida e não teve o justo reconhecimento. Apesar de seu nome ter marcado a memória histórica militar brasileira, seu reconhecimento é relativamente recente nas fileiras do Exército. Muitos brasileiros, heroicos em suas ações em combate, jazem no silêncio da História.

Seu nome é quase que uma lenda entre os ex-combatentes que participaram da Segunda Guerra Mundial. Porém, são poucos os documentos que retratam a pessoa do sargento Max Wolff Filho. Da sua vida como militar no Brasil, antes da Guerra, pouco se sabe. Sendo assim, busquei traçar seu perfil psicológico através dos relatos de companheiros de combate do 11o Regimento de Infantaria, dos correspondentes de guerra, em especial, dos jornalistas Rubem Braga e Joel Silveira, e da filha do sargento Max Wolff Filho, Hilda Chaves Wolff.

Todos esses relatos serviram para então dar alma ao personagem do livro que ora apresento ao leitor.

Sobre o autor

Ulisses Vakirtzis nasceu em São Pau-
lo, em 1970.

É formado em História e Pedagogia.
Também possui pós-graduação em

Gestão Pública e MBA em Gestão Es-
colar. Foi militar de carreira da Ma-
rinha do Brasil, a bordo da Fragata

União (F-45). Atualmente, é Diretor
de Escola na Prefeitura de São Paulo.
É autor do livro Gladiadores do Céu,
também pela Editora Albatroz.
Se considera um eterno aprendiz…