Sinopse
Os métodos ágeis são não somente uma tendência ou moda, mas uma realidade que nasceu nos projetos de software e cuja utilização tem crescido em projetos de outras naturezas. Em conversas com profissionais da área, pode ser identificada uma grande dificuldade em obter conhecimento sobre o tema. Os materiais disponíveis no mercado são, muitas vezes, com abordagem excessivamente teórica, sem relação com a prática, ou, até mesmo, muito superficiais, também sem possibilidade de uso no ambiente profissional. Este livro visa suprir essa demanda por conhecimento prático, com uma linguagem agradável e deforma que a conexão e aplicação no seu ambiente profissional seja imediata. Para isso, foram reunidos treze profissionais da área, cada um com sua expertise. Sendo assim, o conteúdo do livro é dividido em treze capítulos, ou melhor, Sprints! De forma leve e agradável, cada Sprint conta a experiência de um autor, relatando questões enfrentadas, soluções encontradas e ferramentas utilizadas em ambientes ágeis. Você pode ler as Sprints na ordem sugerida, ou focar em seus principais interesses, ou até mesmo consultar quando necessário. Dia a Dia Ágil: Sprint 1: Cultura de produto, por Cynthia Albernaz Sprint 2: Planejando em ambiente ágil, por Marcela Castro Sprint 3: Pontos de função vs pontos de velocidade, por Frederico Werly Sprint 4: Fast Track em projetos de engenharia, por Paulo Eduardo Ramalho Jr. Sprint 5: A contratação de projetos com framework ágil, por Carlos Magno Ambiente e Organizações: Sprint 6: Organizações ágeis, por Murilo Alambert Sprint 7: Escalada ágil, por Walther Krause Sprint 8: PMO ágil, por Norberto Almeida Sprint 9: Compliance em ambiente ágil, por Rubens Ifraim Liderança e Motivação: Sprint 10: O Modelo T.E.C.L.A.R. de liderança, por Andre Barcaui Sprint 11: Agile Coach, por Andy Barbosa Sprint 12: Criando relacionamentos em ambientes ágeis, por Paula Misan Zygielszyper Sprint 13: Moving Motivators®, por Guilherme Hoffmann Podemos aprender de duas maneiras: a primeira é sofrendo situações nunca antes vividas, lutando e inventando soluções para enfrentá-las. A segunda é observando as experiências de outras pessoas e aprendendo com elas. O livro cumpre com o objetivo de trocar experiências
Sobre o autor
Marcela Castro
Professora da Universidade Europeia de
Lisboa e professora convidada dos cursos
de MBA da FGV presencial e online desde
2008. Professora homenageada pelos
alunos de MBA da FGV no Rio de Janeiro
nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019.
É doutora em gestão pela Rennes Business
School na França, é mestre em Sistemas
de Gestão pela Universidade Federal
Fluminense (UFF), possui MBA em
Organizações e Estratégia pela UFF e MBA
em Gestão de Projetos pela Fundação
Getúlio Vargas. Graduada em Engenharia de
Produção pela UFF. É Certified Scrum Master
(CSM) e Certified Scrum Product Owner pela
Scrum Alliance. Cursou o Programa de
Negociação da Harvard Law School.
Atua como consultora especialista
em Gestão de Projetos. Palestrante e
facilitadora em treinamentos corporativos.
Autora do livro Negociação – Plug and Play
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