Sinopse
Este livro destina-se aos diversos profissionais e empreendedores que de alguma maneira se envolvem em uma ou várias etapas para a construção de um Shopping Center até a sua inauguração. O trabalho inicia-se na análise da região onde se pretende construir o empreendimento até o momento de sua efetiva inauguração.
Assim, passamos pelas seguintes etapas:
• Estudo de Mercado,
• Estudo preliminar de arquitetura,
• Custo de ocupação de lojas em Shopping Centers,
• Estudo preliminar de viabilidade econômica e financeira,
• Apresentação do projeto para lojas âncoras e megalojas,
• Projeto de arquitetura e projetos complementares,
• Implantações pré-operacionais
Acompanha este passo a passo o desenvolvimento de um Shopping Center Hipotético que serve apenas para ilustrar o desenvolvimento destas muitas etapas.
Dedico particular atenção e detalhamento técnico ao capítulo 4 denominado custo de ocupação de lojas em Shopping Centers, pois, após a leitura de muitos livros técnicos sobre Shopping Centers publicados no Brasil notei que faltava um que tocasse sobre um assunto muito reservado entre as empresas de Shopping Centers – refiro-me ao Coeficiente de Rateio de Despesas, normalmente denominado simplesmente de CRD. Assim, entre outros assuntos apresentados neste livro, desenvolvi um modelo matemático com todas as suas variáveis para se calcular os encargos comuns e também os alugueis de cada loja de um Shopping Center no momento de seu planejamento.
Sobre o autor
Humberto Delmir Tedeschi é técnico eletromecânico, graduado e pós-graduado em engenharia química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Após um breve período no início da carreira profissional trabalhando em empresas de consultoria no desenvolvimento de projetos industriais – CODETEC – Companhia de Desenvolvimento Tecnológico; Jaakko Poyry e Natron Engenharia, assumiu em 1989 a gerência geral de um Shopping Center no interior de São Paulo e, desde então, atua nas diversas áreas de Shopping Centers.
A partir de 1.994 atuou como executivo para as empresas Intermart / Austin no planejamento, implantação e gestão terceirizada de Shopping Centers; Grupo Sol Invest no gerenciamento de seus Shopping Centers e Real Estate Partners (REP) no planejamento de Centros de Conveniência e Serviços e Shopping Centers.
Desde 2009 atua como principal executivo da empresa Nassau Empreendimentos no planejamento e desenvolvimento de Shopping Center e Power Centers. É também sócio da empresa Berger Comercial e Serviços Ltda. que atua na gestão de Shopping Centers de terceiros.
Ficha Técnica
Título do livro: Planejando um shopping Center
Autora: Humberto Tedeschi
Ano de publicação: 2017
Formato: 16 x 23
ISBN:9788595530034
Deixar um comentário