Sinopse

Este livro é fruto de nossas reflexões, estudos e pesquisa sobre a experiência com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implantado desde agosto/2012 na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do qual fazemos parte como docentes pesquisadores.
Desde a implantação do Programa, proposto e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/MEC, atuamos na coordenação institucional e na coordenação de gestão e processos educacionais dos subprojetos de algumas licenciaturas da UMESP.
Essa experiência de 5 anos possibilitou a produção e publicação de vários artigos e capítulos de livros e, ainda, a realização de uma pesquisa intitulada “Quem quer ser professor? Um estudo sobre as trajetórias formativa e profissional de egressos do PIBID/UMESP” (2015/2017) que deu origem a esta obra e que objetivou analisar se as ações/investimentos do PIBID/UMESP estão, de alguma forma, impactando na decisão pela carreira docente dos licenciados – egressos do Programa, e contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Assim, este livro apresenta uma compilação das produções publicadas em diferentes momentos (entre os anos 2013 e 2016) que refletem as nossas representações acerca dessa experiência e, também, os resultados da referida pesquisa recentemente finalizada.
Desejamos a todos uma boa leitura e que esse livro possa colaborar com os avanços das discussões sobre o PIBID.

Abaixo o botão para download gratuito deste livro.

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro

Ficha Técnica

Título do livro: Quem quer ser professor? Um estudo sobre as trajetórias formativa e profissional de egressos do PIBID/UMESP.
Organizadores: Norinês Panicacci Bahia e Roger Marchesini de Quadros Souza
Ano de publicação: 2017
Formato: 14 x 21 cm e E-book
ISBN: 978-85-9553-007-2