Mesmo assim, fique ciente de que a impressão de livros ainda é importante. Quer entender isso melhor? Veja as vantagens de cada um deles para decidir qual escolher!
Publicar um e-Book apenas? Livro Impresso é necessário
Com tanta ênfase no mercado de e-Book, será que é uma boa opção ter também o livro impresso? A resposta é sim. Embora muitos dos seus leitores estejam nas redes sociais, boa parte deles prefere adquirir o livro impresso.
Aliás, a venda de livros está em um bom momento no país. De acordo com o 3º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen, as promoções feitas na semana do Dia do Consumidor (15 de março) resultaram em um aumento de vendas de 17,75% em comparação ao mesmo período em 2017.
Com isso, é possível concluir que o público está pronto para comprar obras variadas. Porém, a pesquisa ressaltou que muito deste aumento se deu ao sucesso das categorias “Não Ficção Especialista” e “Não Ficção Trade”.
Além dos livros impressos serem necessários para atender parte do seu público, eles trazem vantagens como:
- Uso e disponibilidade deles na festa de lançamento;
- Possibilidade de divulgação em feiras de livros;
- Facilidade de venda, já que estão sempre às mãos;
- Possibilidade da aquisição como presente;
- Possibilidade de estar presente em bibliotecas de escolas, universidades e municípios;
- Consegue chegar a todas as pessoas, mesmo que elas não possuam acesso à internet.
Vantagens de publicar um e-book
Embora o livro impresso tenha inúmeras vantagens, o e-Book não deve ser descartado pelo escritor, que quer estar preparado para todos os tipos e idades de leitores.
Ao mesmo tempo que algumas gerações preferem os livros impressos, há a que só consiga ler e-Books e o autor deve estar preparado para atender a este público.
O valor do investimento é bem menor do que o do livro impresso, mas importante destinar uma parte do seu orçamento para este tipo de publicação.
Assim como o livro impresso, o e-Book tem diversos pontos positivos como:
- Permite alteração e possível correção quando quiser;
- Rápido de ser feito;
- Custo relativamente baixo, quando comparado ao livro impresso;
- Venda fácil e pode ser feita por você mesmo, sem precisar contar com o auxílio de livrarias;
- Bom lucro.
Ainda falando em mundo virtual, outro ponto que o escritor precisa estar atento é no uso das redes sociais para interagir com leitores e divulgar o seu nome. Páginas no Facebook, por exemplo, podem ser usadas para a publicação de textos de sua autoria. É importante pensar que os seus possíveis leitores usam as redes sociais e é por ela que eles podem conhecer o seu trabalho.
Se o leitor está online, ele também faz compras online. É por isso, que na hora de divulgar o seu livro ele precisa também estar presente em lojas virtuais, tanto na versão impressa quanto como e-Book.
O que você decidiu? Vai publicar um e-Book, livro impresso ou os dois? A Editora Albatroz está pronta para atendê-lo.
Deixar um comentário