Publicar um e-Book ou livro impresso? Descubra!

/, Mercado Editorial/Publicar um e-Book ou livro impresso? Descubra!

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livroO mercado editorial passa por constantes transformações. Dentre as atuais, estão as trazidas pelo fácil acesso à internet, que pede que os formatos digitais estejam presentes em todos os tipos de publicação. Assim, além de um livro impresso, é importante o escritor pensar em publicar um e-Book.

Mesmo assim, fique ciente de que a impressão de livros ainda é importante. Quer entender isso melhor? Veja as vantagens de cada um deles para decidir qual escolher!

Publicar um e-Book apenas? Livro Impresso é necessário

Com tanta ênfase no mercado de e-Book, será que é uma boa opção ter também o livro impresso? A resposta é sim. Embora muitos dos seus leitores estejam nas redes sociais, boa parte deles prefere adquirir o livro impresso.

Aliás, a venda de livros está em um bom momento no país. De acordo com o 3º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen, as promoções feitas na semana do Dia do Consumidor (15 de março) resultaram em um aumento de vendas de 17,75% em comparação ao mesmo período em 2017.

Com isso, é possível concluir que o público está pronto para comprar obras variadas. Porém, a pesquisa ressaltou que muito deste aumento se deu ao sucesso das categorias “Não Ficção Especialista” e “Não Ficção Trade”.

Além dos livros impressos serem necessários para atender parte do seu público, eles trazem vantagens como:

  • Uso e disponibilidade deles na festa de lançamento;
  • Possibilidade de divulgação em feiras de livros;
  • Facilidade de venda, já que estão sempre às mãos;
  • Possibilidade da aquisição como presente;
  • Possibilidade de estar presente em bibliotecas de escolas, universidades e municípios;
  • Consegue chegar a todas as pessoas, mesmo que elas não possuam acesso à internet.

 

Vantagens de publicar um e-book

Embora o livro impresso tenha inúmeras vantagens, o e-Book não deve ser descartado pelo escritor, que quer estar preparado para todos os tipos e idades de leitores.

Ao mesmo tempo que algumas gerações preferem os livros impressos, há a que só consiga ler e-Books e o autor deve estar preparado para atender a este público.

O valor do investimento é bem menor do que o do livro impresso, mas importante destinar uma parte do seu orçamento para  este tipo de publicação.

Assim como o livro impresso, o e-Book tem diversos pontos positivos como:

  • Permite alteração e possível correção quando quiser;
  • Rápido de ser feito;
  • Custo relativamente baixo, quando comparado ao livro impresso;
  • Venda fácil e pode ser feita por você mesmo, sem precisar contar com o auxílio de livrarias;
  • Bom lucro.

Ainda falando em mundo virtual, outro ponto que o escritor precisa estar atento é no uso das redes sociais para interagir com leitores e divulgar o seu nome. Páginas no Facebook, por exemplo, podem ser usadas para a publicação de textos de sua autoria. É importante pensar que os seus possíveis leitores usam as redes sociais e é por ela que eles podem conhecer o seu trabalho.

Se o leitor está online, ele também faz compras online. É por isso, que na hora de divulgar o seu livro ele precisa também estar presente em lojas virtuais, tanto na versão impressa quanto como e-Book.

O que você decidiu? Vai publicar um e-Book, livro impresso ou os dois? A Editora Albatroz está pronta para atendê-lo.

By |2018-09-19T23:00:23+00:0019 de setembro de 2018|

Deixar Um Comentário