Image by Gerd Altmann from Pixabay

Escrevi, editei, revisei, enviei para a editora e publiquei meu livro.

Agora é só esperar pelo sucesso, certo?

Errado.

Queríamos muito que fosse simples assim, mas a venda de livros não acontece com um passe de mágica e nem mesmo é rápida. De modo geral é um trabalho de formiguinha, em que cada pequeno passo conta para chegar ao destino.

Publiquei meu livro. E agora?

Agora é trabalho duro!

Já falamos sobre isso diversas vezes por aqui (é só procurar no nosso campo de busca) e sempre afirmamos: o autor precisa trabalhar para o seu livro.

Afinal, se o próprio escritor não fizer propaganda da obra em que ele mesmo trabalhou, quem mais poderá fazer? Claro que é possível – e até recomendável – contratar assessorias, agências e outros que podem te ajudar nessa empreitada, mas o mais comum é o autor se jogar nessa tarefa. E já adianto: os resultados vêm!

Pergunte para best-sellers como começaram e tenho certeza de que 90% deles vai responder que foi fazendo o próprio marketing e trabalhando duro. Uma das maiores escritoras do mundo, J. K. Rowling, conta que antes de ser publicado, o primeiro livro de Harry Potter foi rejeitado por 12 editoras diferentes. Mas ela não desistiu. Bom, e todos nós sabemos o que aconteceu depois, certo?

Claro que em alguns casos o sucesso foi instantâneo e quase sem esforço, mas eles são raros. Ficar dependendo de algo cuja probabilidade é tão baixa de acontecer pode te fazer perder um tempo precioso e fazer com que o seu livro fique parado, só acumulando poeira.

Se você é autor independente, depende apenas de si mesmo. Mas se publicou com uma editora tenha em mente que ela pode te auxiliar nisso e fazer postagens e algumas ações sobre a sua obra, mas não é papel dela focar todos os esforços nisso, até porque ela têm inúmeros outros autores, não só você.

Por isso não tenha medo e nem vergonha de fazer sua obra conhecida. Estude estratégias de marketing, participe de eventos, faça parcerias com booktubers e blogs literários, tente se inserir na mídia da sua cidade ou mesmo nacional, seja uma presença ativa no mundo on line, principalmente nas redes sociais, faça booktrailers, crie sorteios ou concursos culturais em que o prêmio são seus livros, poste curiosidades sobre a trama e seu processo de escrita, crie playlists que combinem com o enredo e com os seus personagens e o muito mais.

Sonhe grande e trabalhe para que cada dia mais pessoas conheçam sua obra. Assim você transforma potenciais leitores em leitores ávidos – e mesmo fãs!

Não se esqueça: O trabalho não acaba quando você publicou o livro. Ele apenas começou.

Por Teca Machado