Uma das maiores dicas de vendas que você pode receber é a de que vender benefícios é muito mais potente do que vender um simples produto. Desse modo, não ache que você está oferecendo apenas um item da literatura, um igual a tantos outros no mercado, mas sim uma obra que pode mudar a vida do leitor. E ele precisa saber disso.
O seu cliente já tem livros, talvez uma estante recheada de volumes não lidos, então por que ele compraria o seu?
Devo fazer um marketing agressivo?
Todos sabemos que o marketing agressivo é uma estratégia de vendas muito errada. Quem gosta de ser bombardeado por anúncios o tempo todo? E não falo apenas de clientes em potencial que você não conhece, mas também de amigos, familiares e conhecidos. Propaganda demais cansa, fazendo até mesmo que as pessoas fujam de você e do seu livro. Mas pensar em abordagens amigáveis, deixando claro que adquirir a sua obra trará benefícios, será mais fácil finalizar a venda, além de criar um relacionamento mais duradouro com os leitores, o que já deixa portas abertas para futuros livros.
Antes de começar a simplesmente anunciar que sua obra está à venda, reflita sobre seu produto e planeje. Procure o seu público-alvo, pesquise a melhor maneira de falar com ele e em quais canais de vendas você terá mais resultados (Facebook, instagram, loja física, loja on line, feiras, eventos, etc).
Chegando no seu público-alvo
Com tudo isso em mente, chegou a vez de conhecer bem seu produto. Claro que você sabe o que está vendendo, afinal, foi você mesmo que o escreveu, mas busque mais a fundo. Descubra quais são seus diferenciais e como eles podem ser usados na hora de conquistar o leitor. E isso ajuda até mesmo na hora de dar um preço à sua obra, porque custo é diferente de valor. Seu livro pode ter custado x para ser produzido, mas ele vale apenas isso ou ele tem um valor a mais? O que você está oferecendo além de páginas impressas e tinta sobre elas?
Deixe muito claro para seus leitores e futuros clientes que a sua obra vai leva-los para mundos incríveis, vai trazer muitas emoções, vai surpreender com reviravoltas, vai ensinar a fundo sobre determinado assunto ou quaisquer que sejam as vantagens que você está oferecendo e o que o seu gênero pode trazer. E também é válido entregar algum benefício real, como um marca-página, uma ilustração, um autógrafo, algum tipo de brinde.
Por isso é imprescindível conhecer bem aquilo que você deseja vender, porque vai saber falar das suas qualidades.
Deixar um comentário