As editoras sabem: há o momento certo para o lançamento de um livro. Dependendo do tema, você pode buscar uma época propícia para publicar – e assim ter mais êxito nas vendas – em vez de não fazer planejamento algum e sair por aí com o livro debaixo do braço numa hora, digamos, inapropriada.
Você já parou para pensar nisso? Se ainda não, este post é para você.
Vou dar alguns exemplos. Supondo que seu livro seja sobre o consumo de energia no Brasil e nele você forneça dados de uma pesquisa que mostra a escassez de recursos energéticos. Quer melhor momento para o lançamento dele do que este, em que só se fala sobre racionamento de energia nos jornais? Outro exemplo: um livro sobre mudanças climáticas e temperaturas extremas. Não estamos experimentando isso agora? (Pelo menos aqui no Rio, sim!).
Por isso, se a melhor época para o lançamento do seu livro for no próximo mês, por exemplo, vale a pena correr a fim de “aproveitar a onda” e alcançar voos mais altos nas vendas. Chamamos isso detiming. Então como saber o timing certo de investir na autopublicação?
Regra nº 1: Informe-se
Usando ainda o exemplo que eu dei sobre energia, há alguns meses este assunto está em pauta nos jornais. O que mostra como se manter informado sobre o tema sobre o qual se escreve é importante. Vale tudo: jornal impresso, site de notícias, rádio. Quando menos você esperar, algo do universo do seu livro vai ser noticiado.
Regra n º 2: Seja um frequentador de livrarias
Quem se envereda por esse mundo dos livros deve mergulhar de cabeça. E isso inclui frequentar livrarias, algo fundamental para saber o que está sendo lançado e o que as pessoas estão comprando para ler agora. Quais serão os próximos lançamentos? Com o tempo, você vai descobrir que nenhum livro é lançado por acaso. Um livro de história sobre a Segunda Guerra, por exemplo, espera para ser lançado justamente no “aniversário” daquele acontecimento.
Regra nº 3: Encontre um gancho para a publicação do seu livro
Essa regra retirada do jornalismo funciona muito bem no mercado editorial. O gancho é o que liga o seu livro ao que está acontecendo no momento, despertando, assim, o interesse do leitor. Pode ser uma data comemorativa, algo que esteja fazendo sucesso na internet, um assunto sobre o qual todo mundo está comentando, enfim, algo que esteja no imaginário coletivo no momento e que tenha a ver com o que vocêescreve.
Regra nº 4: Una tudo isso ao seu instinto e ao instinto do editor
Trabalhe em conjunto com o editor da sua obra; ele é a pessoa certa para pensar no momento ideal para o lançamento do seu livro (dica: a Albatroz pode ajudá-lo nisso!). Dê ouvidos a ele e também à sua voz interior. Juntos, vocês vão encontrar o momento certo para a sua publicação.
Deixar um comentário