Provavelmente você já ouviu falar sobre agentes/agência literária.
Mas o que faz esse profissional?
De acordo com Gabriela Nascimento, jornalista e editora de livros, um agente literário é um “profissional do mercado de livros que orienta e assessora os autores por todo o processo de publicação. Um agente apresentará o projeto de um livro aos editores, negociará o adiantamento e percentual de direitos autorais, bem como todo o contrato. É responsabilidade do agente acompanhar todos os pagamentos, e mais, servir como um consultor criativo e de negócios para um autor (e muitos outros). Um agente é o advogado do autor, defensor de seus interesses, faz o filtro no relacionamento com a editora, mantém a harmonia entre as partes”.
Uma boa maneira de definir esse profissional é como se fossem empresários dos escritores, tendo como analogia empresários que atuam junto à atores, cantores e outros do meio artístico.
Mercado editorial
Outro ponto imprescindível de um agente literário é ser conhecedor do mercado editorial e as empresas e pessoas inseridas nele. É saber a fundo o catálogo das editoras e os gêneros com os quais trabalham para saber onde é o melhor lugar para as publicações do autor, encontrar as melhores oportunidades para aqueles que representa e muito mais. Uma das maiores vantagens de recorrer aos serviços desse profissional é que ele é muito bem relacionado e tem trânsito nas editoras. Um agente bem relacionado tem a confiança de editoras e assim consegue que os manuscritos dos seus agenciados sejam analisados com até mesmo mais rapidez, até porque muitas editoras nem mesmo analisam obras que não passaram por um agente.
É muito importante que ele participe de bienais, feiras e eventos literários, porque é uma maneira de ficar mais próximo às editoras, à possíveis autores contratados e mesmo de conhecer de perto o que o público quer e entender os hábitos de consumo.
Sucesso instantâneo?
Mas tenha em mente que não é porque você tem uma agência/agente te representando que o manuscrito será publicado por uma editora e alcançará sucesso de vendas. Como dissemos, ele é um intermediador, um filtro para as editoras. Pode ser que o seu livro não seja o que estejam procurando, não tenham gostado, não lhes interessa no momento, não encaixa no catálogo e inúmeros outros motivos. Além disso, ser publicado também não significa best-seller instantâneo. O marketing e a divulgação, que partem principalmente do autor, é um dos maiores combustíveis para venda.
Lembre-se que o agente literário sempre quer o bem e o sucesso do autor agenciado, até porque sua remuneração é baseada nas vendas, já que comum é que ele receba uma porcentagem dos direitos autorais.
No próximo post daremos dicas de como encontrar agência/agente literário.
Por Teca Machado
O que precisa fazer para ser aceito por uma grande editora ou agente Literário?
Estou procurando um agente literário para promoção de meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome.
Deus Carmo
C-eletrônico- [email protected]
Zape – 71 9 9939-1965
Estou procurando um agente literário para meus livros.
Preciso de um agente literario