Quem são e o que fazem os agentes literários

//Quem são e o que fazem os agentes literários

Imagem: FreePik

 

Provavelmente você já ouviu falar sobre agentes/agência literária.

 

Mas o que faz esse profissional?

 

De acordo com Gabriela Nascimento, jornalista e editora de livros, um agente literário é um “profissional do mercado de livros que orienta e assessora os autores por todo o processo de publicação. Um agente apresentará o projeto de um livro aos editores, negociará o adiantamento e percentual de direitos autorais, bem como todo o contrato. É responsabilidade do agente acompanhar todos os pagamentos, e mais, servir como um consultor criativo e de negócios para um autor (e muitos outros). Um agente é o advogado do autor, defensor de seus interesses, faz o filtro no relacionamento com a editora, mantém a harmonia entre as partes”.

 

Uma boa maneira de definir esse profissional é como se fossem empresários dos escritores, tendo como analogia empresários que atuam junto à atores, cantores e outros do meio artístico.

 

Mercado editorial

 

Outro ponto imprescindível de um agente literário é ser conhecedor do mercado editorial e as empresas e pessoas inseridas nele. É saber a fundo o catálogo das editoras e os gêneros com os quais trabalham para saber onde é o melhor lugar para as publicações do autor, encontrar as melhores oportunidades para aqueles que representa e muito mais. Uma das maiores vantagens de recorrer aos serviços desse profissional é que ele é muito bem relacionado e tem trânsito nas editoras. Um agente bem relacionado tem a confiança de editoras e assim consegue que os manuscritos dos seus agenciados sejam analisados com até mesmo mais rapidez, até porque muitas editoras nem mesmo analisam obras que não passaram por um agente.

 

É muito importante que ele participe de bienais, feiras e eventos literários, porque é uma maneira de ficar mais próximo às editoras, à possíveis autores contratados e mesmo de conhecer de perto o que o público quer e entender os hábitos de consumo.

 

Sucesso instantâneo?

 

Mas tenha em mente que não é porque você tem uma agência/agente te representando que o manuscrito será publicado por uma editora e alcançará sucesso de vendas. Como dissemos, ele é um intermediador, um filtro para as editoras. Pode ser que o seu livro não seja o que estejam procurando, não tenham gostado, não lhes interessa no momento, não encaixa no catálogo e inúmeros outros motivos. Além disso, ser publicado também não significa best-seller instantâneo. O marketing e a divulgação, que partem principalmente do autor, é um dos maiores combustíveis para venda.

 

Lembre-se que o agente literário sempre quer o bem e o sucesso do autor agenciado, até porque sua remuneração é baseada nas vendas, já que comum é que ele receba uma porcentagem dos direitos autorais.

 

No próximo post daremos dicas de como encontrar agência/agente literário.

 

Por Teca Machado

By |2021-08-30T15:09:24-03:0030 de agosto de 2021|

Deixar Um Comentário