Provavelmente você já ouviu falar sobre agentes/agência literária.
Mas o que faz esse profissional?
De acordo com Gabriela Nascimento, jornalista e editora de livros, um agente literário é um “profissional do mercado de livros que orienta e assessora os autores por todo o processo de publicação. Um agente apresentará o projeto de um livro aos editores, negociará o adiantamento e percentual de direitos autorais, bem como todo o contrato. É responsabilidade do agente acompanhar todos os pagamentos, e mais, servir como um consultor criativo e de negócios para um autor (e muitos outros). Um agente é o advogado do autor, defensor de seus interesses, faz o filtro no relacionamento com a editora, mantém a harmonia entre as partes”.
Uma boa maneira de definir esse profissional é como se fossem empresários dos escritores, tendo como analogia empresários que atuam junto à atores, cantores e outros do meio artístico.
Mercado editorial
Outro ponto imprescindível de um agente literário é ser conhecedor do mercado editorial e as empresas e pessoas inseridas nele. É saber a fundo o catálogo das editoras e os gêneros com os quais trabalham para saber onde é o melhor lugar para as publicações do autor, encontrar as melhores oportunidades para aqueles que representa e muito mais. Uma das maiores vantagens de recorrer aos serviços desse profissional é que ele é muito bem relacionado e tem trânsito nas editoras. Um agente bem relacionado tem a confiança de editoras e assim consegue que os manuscritos dos seus agenciados sejam analisados com até mesmo mais rapidez, até porque muitas editoras nem mesmo analisam obras que não passaram por um agente.
É muito importante que ele participe de bienais, feiras e eventos literários, porque é uma maneira de ficar mais próximo às editoras, à possíveis autores contratados e mesmo de conhecer de perto o que o público quer e entender os hábitos de consumo.
Sucesso instantâneo?
Mas tenha em mente que não é porque você tem uma agência/agente te representando que o manuscrito será publicado por uma editora e alcançará sucesso de vendas. Como dissemos, ele é um intermediador, um filtro para as editoras. Pode ser que o seu livro não seja o que estejam procurando, não tenham gostado, não lhes interessa no momento, não encaixa no catálogo e inúmeros outros motivos. Além disso, ser publicado também não significa best-seller instantâneo. O marketing e a divulgação, que partem principalmente do autor, é um dos maiores combustíveis para venda.
Lembre-se que o agente literário sempre quer o bem e o sucesso do autor agenciado, até porque sua remuneração é baseada nas vendas, já que comum é que ele receba uma porcentagem dos direitos autorais.
No próximo post daremos dicas de como encontrar agência/agente literário.
Por Teca Machado
Estou procurando um agente literário para meus livros.
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