Qual a importância de um release para o meu livro?
Toda!
Muitas vezes o escritor se preocupa apenas com o escrever e o publicar. Mas encontrar leitores e consumidores para a história pode ser a parte mais difícil, muito mais do que sentar por horas na frente do computador e sair dali com um livro completo.
É claro que as mídias sociais ajudam muito nesse quesito, mas a imprensa pode ter um papel fundamental nessa busca. E a melhor maneira de fazer isso é com um release.
O que é um release?
Um release nada mais é do que um material jornalístico sobre o autor e seu livro que é enviado para veículos de comunicação. Jornalistas – e, é claro, seus editores – avaliam o interesse pelo assunto e o publicam, às vezes de maneira integral, às vezes com mudanças e às vezes como parte de uma reportagem maior. Há também a possibilidade de o próprio jornalista querer fazer uma entrevista com o escritor.
O lado bom do release é que muitas vezes o jornalista não conhecia o seu trabalho antes do recebimento do mesmo ou deseja publicar um material seu, mas com as demandas que já possui não tem tempo de escrever algo, então usa o release como fonte. É prático, é fácil e já conta com informações sem ele precisar correr atrás da pauta.
E ter o seu livro como notícia é sempre uma boa maneira de alavancar as vendas.
Como fazer um release?
O release pode ser feito por você mesmo ou, o que é melhor, por uma assessoria de imprensa (não precisa contratar uma grande agência ou algo muito caro. Muitas vezes contratar um jornalista para o serviço é bem mais simples e barato).
O material precisa explicar qual é a história por trás do livro, mas sem spoilers e sem se alongar muito no tema para não ficar cansativo. Precisa também ter um pouco sobre o escritor. Quem é ele? O que já fez? De onde surgiu o enredo? Qual seu processo criativo? Fale tudo isso sob um ângulo original, que já interesse tanto o leitor do artigo quanto o jornalista logo no primeiro parágrafo, que é o lead.
Toques finais
Não deixe seu texto muito longo e não se esqueça de informações importantes como data e local, se for o caso de um lançamento, seu contato, imagens em alta resolução, tanto da capa do livro quanto suas, e coloque o texto no corpo do e-mail, o que deixa muito mais fácil do que anexar e com mais propensão do jornalista abrir e ler o material que você enviou.
Publique com a Editora Albatroz e transforme seu livro em notícia!
Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
Veja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/
Continuo aguardando o vosso orçamento para a publicação de um livro com 200 páginas, 16 x 23, capa com orelhas e tiragem de 2.000 e 3.000 exemplares.