RevC³: A fórmula em busca de leitores

Você conhece a fórmula para construir sua audiência, que vai te ajudar a conquistar ao máximo seu público-alvo? De acordo com Henrique Carvalho, do Viver de Blog, ela é a seguinte:

RevC³

Ramificação + estilo + viralidade + canais + conteúdo + consistência

A ramificação é um dos aspectos mais importantes! A maioria dos escritores tenta fazer o mesmo tipo de marketing que autores best-sellers, já consagrados há anos. “Se dá certo para eles, vai dar certo para mim”. Mas você já parou para pensar que isso, na verdade, é um tiro no pé? Você faz uma campanha grande, gastando muito e acaba não alcançando quem deveria alcançar, atira para todos os lados e não acerta quase ninguém. O segredo para autores que ainda não são tão conhecidos é a ramificação, é focar no seu nicho, no seu segmento. É ser um peixe grande num aquário pequeno.

O estilo é saber se diferenciar dos outros. O que na sua escrita e no seu marketing pessoal te destacam de outras pessoas? É preciso criar a sua proposta única de valor. Saiba bem quem é você, conheça bem o seu trabalho e procure seus diferenciais.

A viralidade, como o nome já diz, é a maneira de transformar o seu conteúdo em algo viral, algo que se espalha por aí, principalmente entre seu público-alvo. Crie um material que leve em conta aspectos como: Utilidade de conteúdo, para onde você quer ir, quem é que deve te ouvir, a rede mais eficaz para enviar e a emoção que você quer compartilhar, além de chamar as pessoas para uma ação (comprar o livro, ler, compartilhar…).

O primeiro C da fórmula é de canais. Qual canal de distribuição é o ideal para você? Youtube? Facebook? Wattpad? Blog? Antes de escolher o canal que você prefere, pesquise com seu leitor qual é o mais usado por ele.

O segundo C é de conteúdo. A alta qualidade do que você escreve e compartilha é essencial, ainda mais nessa época de internet em que todos escrevem, todos têm voz, todos têm uma opinião para dar. Saiba que esse é um dos pontos mais importantes para o seu marketing, afinal, como levar a sério um escritor que não escreve bem?

E por último, mas não menos importante, o terceiro C, de consistência. Se você se propôs a fazer vídeos a cada semana, posts todos os dias, textos novos mensalmente ou o que for, não desista. Manter o foco e a disciplina é um dos aspectos mais difíceis do trabalho de um escritor, ainda mais quando não alcançamos os resultados esperados na velocidade que queríamos. Mantenha o planejamento e a execução, porque a falta de consistência faz esfriar o seu relacionamento com o leitor, algo de extrema importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *