Fernanda Mafia - Romances

Já falamos de muitos gêneros literários e suas características discursivas por aqui. Não poderia ser diferente com um dos mais conhecidos e explorados: o romance. Esse gênero se mistura à ideia antiga de sua concepção e ao que se tem produzido atualmente com relação a esse tipo de escrita. Muitos confundem romance com uma história onde 2 e 2 são 4. Mas é bom parar por aí.

Um bom romance aposta em uma história de amor entre personagens que sobreviva a vários impasses. Desde uma doença, questões sociais, financeiras, família, etc. Ele é, ao mesmo tempo, clichê e único. Por isso é necessária certa autenticidade no que você escreverá. Afinal, ninguém quer ler um livro que conta uma história já repetida até a exaustão. Existem muitas características discursivas que fazem de um romance. Conheça-as agora.

Usando um subgênero

Antes de começar a escrever, de fato, seu romance, você deve escolher um subgênero para o seu enredo. É ele que vai nortear o tom de sua história. Qual tipo de romance você pretende escrever? Policial, psicológico, histórico? A escolha do subgênero é importante para que você não fuja, sem querer, do eixo principal de sua história.

Escolhendo os personagens

Os personagens são seu principal elo para o desenvolvimento de uma boa trama. Quando falamos no leitor de romance, note que ele prefere personagens com os quais possa se identificar. Defina as características físicas dos personagens de seu romance, e depois os detalhes de aprofundamento. Mas não exagere. O leitor não quer ver a história parada por páginas a fio só para você descrevê-los. Se atente a não interromper o ritmo da história.

Ambientação

Você também precisa situar o seu leitor sobre onde o ambiente onde a história acontece. Na hora de escolher o cenário, pense no público para o qual está escrevendo e qual tipo de espaço mais o agradaria. Um bom cenário é aquele que influencia em seu romance e está intrinsecamente ligado a ele. Você não deve escolher um lugar alheio ao tipo de história que pretende contar.

Trama

Esse é o ponto que merece mais atenção na hora de escrever um bom romance. Trata-se de qual será o enredo que envolverá todos os acontecimentos da narrativa. É essa “tensão romântica” que prenderá seu leitor ao livro.

Fuja do enredo clichê

Todo mundo pensa em romance como uma receita de bolo já pronta e sem espaço para algo que fuja um pouco do “felizes para sempre”. Mas o que difere um livro do sucesso ou fracasso em relação aos outros é exatamente o enredo. Um enredo mais original, mesmo que mantenha a estrutura “apresentação – problemas – final feliz”, irá fazer seu livro se destacar.

Fim

Todo leitor de romance quer chegar ao final feliz. Ou seja, mesmo com todas as adversidades o leitor desejar que os personagens do caso de amor fiquem juntos. Portanto, a não ser que você consiga dosar muito bem um final um pouco mais aberto, escolher pelo final feliz desses dois personagens juntos é uma boa pedida.