Você quer ser um autor profissional? Quer ser o dono do seu negócio de escrever? Karen A. Chase é autora, palestrante, designer e escreveu um artigo que pode ajudar muito escritores que querem começar a carreira de maneira mais séria.
Sendo o Chefe do seu Negócio de Autor
Por Karen A. Chase
O mercado editorial é uma indústria repleta de rejeição. Revisores, agentes, editores, editores… Então. Muito. Rejeição. Enviamos perguntas, torcemos as mãos, revisamos e revisamos novamente e esperamos que alguém – qualquer um – nos tire da temida pilha de lama. Essa abordagem pode parecer impotente e dolorosa, mas há uma maneira de aliviar esse sofrimento. Para recuperar esse poder.
Comece repetindo (mesmo gritando em voz alta) uma pequena frase. “Eu sou o chefe do meu negócio de autor!”
Todos sabemos, é claro, que esse empreendimento de escrever e publicar é um negócio. Mas você pensa nisso como o seu negócio? Em meus anos trabalhando com outros autores (tradicionais e autopublicados) em suas marcas e planos de negócios, concentrei-me no que chamo de Três Fatores H: aspectos que podem ajudar a estruturar e fortalecer sua vida de escritor cultivando um negócio mentalidade.
Fator H Um: Horas
Conheci tantos autores que só querem passar o tempo todo escrevendo. Mas o trabalho envolve muito mais. Com ou sem um grande editor por trás do nosso trabalho, somos todos embaixadores da marca, gerentes de marketing e coordenadores de eventos, para citar alguns.
Pense em si mesmo como um vinicultor. Um vinicultor produziria barris de Chardonnay sem nunca descobrir como engarrafar, comercializar e distribuir aquela coisa deliciosa para aqueles que desejam beber? Não.
Os livros, como o vinho, são feitos para serem consumidos.
O que significa que temos que dedicar horas separadas ao negócio de publicação – marketing, relações públicas, entrevistas, brindes e muito mais. Quantas horas? Depende do que sua vida permite que você dê a essa carreira e onde você está no processo.
Digamos que você tenha oito horas por semana para dedicar a todas as coisas que escrevem. Se você ainda não tem um livro ou está entre os lançamentos de livros, recomendo que os autores passem 75% do tempo escrevendo e 25% no negócio de publicação (seis horas versus duas). Quando um livro está prestes a ser lançado, isso vira e, por um período de tempo em ambos os lados de um lançamento, 75% são gastos em tarefas de negócios. (Duas horas de escrita, seis horas de marketing.) O importante é ser proativo e fazer um plano que leve em conta os dois lados, para que os compromissos de não escrever não o atrapalhem e atrapalhem seus prazos.
Fator H Dois: Headspace (Espaço de Cabeça)
Um contador somaria e subtrairia sem levar em conta os códigos tributários em constante mudança? Não. E, no entanto, muitos autores com quem trabalhei não fazem muito esforço para entender as nuances da indústria editorial.
Os autores mais experientes que estão dispostos a fazer sua lição de casa e acompanhar as notícias, tendências e opções de publicação do setor obtêm pelo menos duas vantagens. Trabalham com mais eficiência dentro da realidade. E é menos provável que sejam enganados por aqueles dispostos a atacar sua ignorância.
Meu conselho, se você quiser continuar a escrever e publicar, é se tornar um Empreendedor Autor, o que significa que você precisa simultaneamente:
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Aumentar seus leitores enquanto busca a publicação tradicional
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Aprender tudo o que puder sobre como publicar de forma independente
O verdadeiro bônus dessa abordagem dupla é que você pode encontrar um caminho gerenciável para a publicação – além da rota tradicional – que permita que você aproveite e ganhe a vida com essa coisa de escrever.
Fator H Três: (Hiring Help) Contratação de Ajuda
Em seu novo papel como Empreendedor Autor, todas as pessoas agora são parceiros em potencial. Eles estão no papel de apoiar o seu negócio, e não o contrário. Levar um livro do conceito à publicação aos leitores tem muitas tarefas diversas, muitas das quais requerem ajuda de profissionais. Agentes. Editores. Designers. Freelancers. Publicitários. Assistentes. Suas habilidades e competências podem fazer – ou não – o nosso sucesso a longo prazo.
Se você contratar uma assistente para ajudar a organizar um tour pelo blogs e todos os blogueiros elogiarem, será uma ajuda incrível.
Este é um negócio e você decide quem fica em sua esfera e quem vai. Não é frio ou impessoal, é um negócio. Assim, as escolhas são inteiramente suas.
Além dos Fatores H
Eu recomendo que os autores criem um plano de negócios escrito. Você não publica um livro sem antes escrever um rascunho. Seus objetivos de negócios serão alcançados se as tarefas também estiverem por escrito. Comece pequeno. Comece simples. E lembre-se do poder desta pequena frase. Fique forte, braços cruzados e diga: “Eu sou o chefe do meu negócio de autor!”
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Por Teca Machado
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