Para a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que estão lançando ou escrevendo o primeiro livro, a sua publicação é a realização de um sonho. E, na esteira desse sonho, também acredita que vai ser tornar um bestseller do dia para a noite. Uma grande editora vai ter acesso à história, vai achar incrível, publicar, vender milhões de cópias e, pronto, vai se estabelecer como escritora profissional e ficar rica e conhecida. Mas, infelizmente, essa não é a realidade de 99,99% dos autores. São casos muito raros em que isso acontece e mesmo assim na maior parte das vezes o escritor já tinha contatos dentro do mundo editorial.
Mas, calma, esse texto não é para acabar com os seus sonhos ou te desanimar. Pelo contrário. É para te mostrar que é possível obter sucesso nesse ramo, com trabalho, dedicação e disciplina.
Produto
Sim, seu livro é seu sonho tornado realidade. É o seu bebê. Mas sabe o que ele também é? Um produto. E como produto precisa ser tratado como um e ser vendido.
O problema é que muitos escritores acreditam que é só fazer um ou outro post em rede social, falar com amigos que escreveu um livro e assim vai vender bastante, talvez até mesmo toda a tiragem. Mas para um produto ser bem-sucedido precisa de muito mais do que isso. Precisa ser pensado desde o início dessa maneira. Mas não se desespere se não concebeu a obra dessa maneira lá no começo. É possível faze isso mesmo depois de pronta. Como? Com técnicas de marketing.
Marketing
Um escritor precisa ser mais do que alguém que coloca as palavras num papel e cria uma história bacana. É necessário que também seja uma ótima equipe de marketing para si mesmo. Falamos aqui no blog da Albatroz sobre esse assunto com frequência, é só dar uma olhada nos nossos posts anteriores, mas se batemos tanto nessa tecla é porque ela é muito importante.
E o que é o marketing para escritores? Fazer postagens divulgando meu livro?
Sim. E não.
É isso também. Mas não apenas propaganda simples ou divulgar falando “oi, gente, publiquei meu livro. Quem quiser comprar é só falar comigo”. É algo que deve ir muito além. Marketing é um conceito bem mais abrangente.
De acordo com Philip Kotler, um dos maiores nomes do tema no mundo, “marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Ou seja, engloba todo um processo de criação, divulgação e troca entre você e seu leitor. É dar a ele o que deseja – ainda que ele nem saiba que queria isso.
Então ser escritor e fazer marketing do livro é pegar técnicas e estratégias já consolidadas e adaptar ao mercado que deseja alcançar – no caso seu leitor, seu público-alvo. Divulgar e vender é de extrema importância, afinal, ser escritor é um trabalho e como tal você quer receber por isso, ter lucro. Mas é importante oferecer um experiência de valor para os leitores, não só durante e leitura da obra, mas no dia a dia também, com posts bacanas, interação, engajamento, curiosidades e muito mais. Dessa maneira ele cativa o público, que vira fã e fica muito mais propenso a consumir o que a pessoa produz.
Então não se esqueça:
Seu livro é seu sonho. Mas também é um produto. Trate-o como tal.
Por Teca Machado
Deixar um comentário