Você já se preparou para algo importante e quando chegou o momento de colocar em prática o seu aprendizado sentiu que não era capaz, apesar de toda a dedicação? Ou foi promovido inesperadamente e acha que você não merece tão reconhecimento? Se você já passou por uma das situações descritas acima saiba que você pode ter a síndrome do impostor, não precisa ficar assustado, uma vez que essa síndrome é mais comum do que se imagina e esse artigo vai lhe explicar mais sobre ela. Confira!
A síndrome do impostor é algo muito comum, mas ainda desconhecida de muitos, uma vez que ela pode ser um pouco mais difícil de ser identificada, pois as pessoas que sofrem dessa doença acreditam estar passando por um período difícil, porém que será passageiro. Nesse post vamos dar alguns exemplos de sintomas da síndrome do impostor, para que você saiba como a identificar e o melhor como tratar essa doença.
A doença conhecida como síndrome do impostor é quando uma pessoa não se acha digna da função ou cargo que está exercendo, mesmo que ela tenha batalhado para chegar a um lugar de destaque, ela se sente como um intruso, alguém que está roubando o lugar de outra pessoa, que para ela é melhor. Quem sofre da síndrome do impostor sempre se acha “pior” do que outros que exercem a mesma função, é uma síndrome muito comum em jovens entre 18 e 30 anos, que estão iniciando a sua carreira profissional e muitas vezes se assustam com os méritos obtidos, mesmo sabendo que são reconhecimentos legítimos. Alguns estudos já comprovam que esse síndrome é mais comum em mulheres, principalmente as que ocupam cargos de liderança em profissões onde a presença de homens é predominante,
Se você se identificou com a situação descrita acima, saiba que é possível se recuperar muito facilmente, a primeira coisa a se fazer é estar ciente de que você está com a síndrome do impostor, a partir do momento que você reconhece isso, você conseguirá ver as situações cotidianas, que lhe desagradam, de uma maneira mais clara. O segundo passo é começar a trabalhar a sua auto confiança e entender que se você chegou a algum lugar é por que você fez todo o esforço necessário para estar ali, o que te faz digno de qualquer cargo ou função.
Algumas pessoas não conseguem identificar a síndrome do impostor sozinhas, por isso procurar uma ajuda profissional, em alguns casos, é a melhor coisa a ser feita.
A síndrome do impostor é uma doença que é fácil de ser curada, quando identificada, não deixe os seus projetos, planos e trabalhos de lado por acreditar que você não é bom suficiente para eles. Muitas pessoas famosas como Natalie Portman, Emma Watson, Chris Martin, Jodie Foster, Maryl Streep e Tina Fey sofrem dessa síndrome, mas lutam diariamente para não se deixar abater por essa doença.
Faça como elas e não deixe que a síndrome do impostor destrua seu trabalho e tudo o que você batalhou para conseguir. Lembre-se sempre de que se você fez tudo certo, você está no lugar que deveria estar.
Deixar um comentário