Sobre os conflitos do cotidiano e a inspiração

Uma forma muito interessante de se criar uma ficção é o estabelecimento de conflitos, que gerem mudanças e peçam resoluções por parte de seus personagens. Esses conflitos podem ser gerados por mudanças positivas ou negativas na narrativa apresentada, e que acabam por impor aos personagens – e ao próprio autor – o desafio de imaginar soluções para esses problemas que se impuseram no meio da história.

Os conflitos da história servem como oportunidade para que o seus personagens possam desenvolver soluções para problemas da vida real, que afetem ao próprio autor ou a pessoas dos seus círculos de relacionamentos. Assim, é muito útil ao autor, para a construção de bons temas para histórias de ficção, que busque em situações de conflito reais a inspiração para estabelecer os problemas e desafios que os seus próprios personagens irão enfrentar ao longo de sua narrativa.

Ao forçar o seu protagonista, por exemplo, a lidar com situações que o obriguem a mudar as suas ideias ou o seu comportamento, será possível ao autor desenvolver roteiros que abordem temas a partir do sucesso, ou do fracasso, ao enfrentar tais situações – e as possíveis consequências de tais desfechos. São estratégias interessantes que podem enriquecer enormemente a sua história ficcional, dando-lhe vida e profundidade.

 

 

Dica 60: Procure por conflitos para encontrar ideias de histórias.