TikTok: A rede social que tem alavancado a venda de livros

//TikTok: A rede social que tem alavancado a venda de livros

Você com certeza já ouviu falar do TikTok.

Pode até não ter se rendido a essa rede social, mas não pode negar que ela é um sucesso mundial. E você sabia que existe uma comunidade literária muito grande dentro do TikTok? São os chamados BookTokers.

Com vídeos de até um minuto, eles falam sobre os livros que leem, fazem resenhas, brincam com filtros que parecem com cenários das histórias, interpretam fala dos personagens e o que mais a criatividade mandar. E geralmente no TikTok as pessoas são – ou pelo menos tentam – ser engraçadas e fazer humor, mas no meio literário isso não é necessário. Em muitos casos é apenas a pessoa falando para a câmera as impressões do livro.

E cada vez mais a editoras têm visto livros serem vendidos por causa de recomendações de BookTokers e escritores alcançado vendas antes nunca atingidas devido a propaganda que eles mesmos fazem ou que influenciadores do meio fizeram de suas obras. Há mesmo o caso de um livro de uma grande editora que esse ano já foi mais vendido do que quando foi lançado porque as pessoas começaram a comentar sobre ele na rede social.

Assim como falamos sobre BookTubers nesse post, é uma estratégia importante tentar parcerias com BookTokers. Veja aqui uma lista com alguns dos mais conhecidos atualmente:

1- Tiago Valente (@otiagovalente)

Tem mais de 160 mil seguidores e ele compartilha suas leituras, resumos de livros, suas obras favoritas e ainda curiosidades sobre autores famosos.

2- Ivana M. Amaral (@ivanamamaral)

Tem 52 mil seguidores e fala sobre seus livros favoritos, os que está lendo e dá dicas como “livros para relaxar” ou “livros para viajar sem sair de casa”.

3- Nanna (@livraneios)

Perfil focado em literatura nacional, Nanna fala sobre os livros publicados por aqui, sendo muitos deles autores independentes ou que estão começando agora.

4- Richard Fasolak (@richardfasolak1)

Além de dar dicas de leitura e responder tags literárias, o rapaz reproduz cenas de livros populares, algo que os seguidores adoram.

5- Jota Ve (@jvalberghini)

Ele fala sobre seus livros e autores favoritos, adaptações para o cinema, cada dia mais comuns, e ainda comenta polêmicas do mundo literário sempre com bom-humor bem presente.

***

Além de procurar conhecer e criar parcerias com BookTokers, que tal, você, autor, se aventurar por esse caminho? Muitos escritores estão vendo suas vendas alavancarem por fazerem divulgação no TikTok.

Por Teca Machado

By |2021-08-10T11:26:38-03:0010 de agosto de 2021|

Deixar Um Comentário