Imagine que você é um leitor que está em busca de algo novo numa livraria ou naquelas feiras literárias em que centenas de escritores buscam seu lugar ao sol, ou melhor, à prateleira. Dentre outras centenas de livros está um que lhe chamou bastante atenção. Você acaba folheando as páginas para saber um pouco mais, lê algumas coisas e acaba levando para casa. Sabe o que foi muito importante nesse processo todo? A capa. É ela que vai atrair o seu futuro leitor.
Qual a importância da capa no meu livro?
São tantos que parece difícil de acreditar. O primeiro deles é proteger todo o seu conteúdo. É assim desde os primórdios da escrita. Outro papel importante que a capa exerce hoje é de trabalhar a identidade do seu livro. É por ela que sabemos quem escreveu o livro, quem produziu, o que contém e, não menos importante, torná-lo único em relação aos outros títulos disponíveis. Ou seja, sua capa é a embalagem de seu produto. Mas uma embalagem que não será descartada. Por isso deve receber tanta atenção.
O que ela tem a dizer sobre o livro?
Tudo. Acredite: uma capa pode determinar o sucesso ou o fracasso nas vendas de um livro. A capa deve transmitir uma mensagem sobre o que o leitor pode encontrar na leitura da obra. Essa “embalagem” precisa ser atrativa fazer com que o conteúdo brilhe na prateleira. É através das informações da capa que você irá reconhecer o autor, a editora, e ter sinais sobre o que será contato no decorrer do enredo. A capa é tão importante que muitas editoras são obrigadas a mudá-las totalmente de edição para edição se as vendas não forem boas.
Como escolher a melhor capa para o meu livro?
Como já dissemos, a capa deve apresentar informações sobre o seu livro. Portanto, esse é o primeiro passo na criação de uma. Feito isso, é preciso pensar se você irá usar uma ilustração ou uma fotografia, por exemplo. Para a confecção da capa é preciso procurar um capista, que é o profissional que trabalha diretamente com a elaboração de capas, desde o conceito inicial até a finalização.
Qual a função do escritor na elaboração da capa?
É óbvio que o acompanhamento do escritor na produção da capa é de extrema importância. Afinal, ele, melhor que ninguém, sabe qual a sensação que seu livro e, consecutivamente, sua capa, devem transmitir ao leitor – mesmo que nas livrarias esse processo seja invertido. O escritor deve acompanhar o trabalho do capista dando subsídios de como ela deve impactar o futuro leitor através do layout, fonte das letras, cores, e disposição de informações. É importante também que o capista conheça o conteúdo de seu livro. Ou seja, leia a história.
Não gostou da capa? Peça para que sejam feitas as alterações? Não gostou ainda? Refaça. Até que tudo esteja perfeito. Um pequeno estresse é comum no processo de elaboração dessas peças gráficas. Mas trabalhando em sintonia com o profissional que entende o que está fazendo você, certamente, encontrará uma congruência entre designer e escritor que vai fisgar cada vez mais leitores para sua escrita.
Deixar um comentário