Vale a pena escrever um livro de crônicas

Aqui você já aprendeu algumas dicas para escrever um livro de romance. Agora vamos falar sobre os livros de crônicas, que nos últimos anos vem ganhando destaque devido a popularização do gênero. Se você já escreve crônicas, mas não sabe como fazer e publicar um livro desse gênero literário, aqui vamos te ajudar.

Primeiramente é preciso diferenciar a crônica de um conto, muitos escritores confundem esses dois gêneros, pois eles possuem elementos semelhantes. O conto é o ato de narrar uma história, que não precisa ser real, a maioria dos contos são ficcionais. Já a crônica é conhecida como o ato de narrar o cotidiano, e possui cinco tipos:

Crônicas líricas: o autor utilizada do sentimentalismo e da nostalgia na hora de relatar um acontecimento.

Crônicas humorísticas: Fatos do cotidiano são relatos com humor, o que torna a crônica um texto leve para ler.

Crônica – ensaio: Com base no cotidiano e nas relações sociais que acontecem no dia a dia, o autor utiliza da ironia para criticas algumas dessas ações.

Crônica filosófica– um fato ou evento mais específico é relatado por meio de reflexões.

Crônica jornalística – Essas crônicas são muito comuns em jornais, onde o autor – jornalista, narra com elementos da crônica ensaio, aspetos particulares apresentados nas notícias, como na área esportiva, policial, politica, entre outros.

Agora que você já conhece os tipos de crônicas é preciso identificar qual é o seu, para depois pensar no livro. Um livro de crônicas nada mais é do que uma copilação dos seus textos nesse formato que juntos contam uma história. Por isso é preciso saber que não basta fazer uma apanhado das suas crônicas e mandar publicar, você pode até fazer isso, mas talvez não irá estimular o leitor a comprar o seu trabalho.

Uma dica é separar as suas crônicas e ver se elas tem alguma espécie de cronologia, se sim, esse já é um primeiro passo para o seu livro. Caso não uma boa ideia é escrever textos que possam completar os textos já prontos. Mas se lembre que é preciso saber quantas paginas terá o seu livro e quantas crônicas você precisará para que ele tenha um início, meio e fim.

Os livros de crônica em geral apresentam de 10 a 20 crônicas, que depende do tamanho, para que os textos não sejam cansativos é aconselhável que eles não tenham mais do que duas paginas do livro.

Uma vantagem do livro de crônicas é que ele não precisa ser lido de maneira linear, apesar dele contar uma história total, cada crônica em si é uma história, o que agrada ao leitor que pode escolher ler pelo título e não pela sequência.

Nos últimos anos com autores como Carpinejar, Rubem Braga e outros os livros de crônicas estão sendo mais procurados, uma vez que antes se achava mais os textos isolados, mas nos livros é possível reunir diversos textos. As crônicas de uma livro não precisam ser inéditas, mas para que você estimule o leitor a comprar a obra é preciso que tenham alguns textos nunca publicados, pois assim ele comprará a obra pensando em novidades que encontrará ali.