Você conhece as gírias literárias?

//Você conhece as gírias literárias?
Expressões literárias – gírias – são muito importantes para quem é escritor

Provavelmente você já ouviu expressões como cliffhanger, plotwist, ressaca literária e outras. Mas você sabe o que elas significam?

Essas são as gírias literárias, que não apenas autores, mas também leitores, usam com frequência.

Conheça aqui algumas e seus significados:

Cliffhanger:

Na tradução literal para o português significa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”. Esse é um recurso utilizado em ficção que mostra os personagens em uma situação limite e problemática muito difícil de ser superada. Muitos escritores terminam capítulos assim, para deixar o leitor fisgado na história, ou mesmo finalizam livros dessa maneira (claro que já com uma continuação em mente).

Bookaholic:

Assim como os viciados em trabalho são chamados de workaholic, os viciados em livros são os bookaholics.

Plot twist:

Também chamado em português de reviravolta. É quando o escritor dá uma guinada na história e a leva por direções inimaginadas pelo leitor, como foi feito no roteiro do filme O Sexto Sentido, do diretor M. Night Shyamalan. Esse foi um plot twist de respeito!

Fanfic:

Esse é um grande conhecido de quem é ativo na internet e no mundo da literatura. Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, que é uma ficção/história escrita por um fã. Acontece quando a pessoa gosta tanto do universo criado pelo autor que decide por conta própria continuá-la, inventar enredos ou mesmo mudar o final do original. E por falar nisso, há muitas fanfics famosas e que deram certo. Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, por exemplo, é uma fanfic erotizada de Crepúsculo.

Ressaca literária:

Qual leitor nunca passou por isso? Ela acontece quando não se consegue iniciar a leitura de um novo livro porque a história e os personagens do livro que leu anteriormente não saem de sua cabeça. Geralmente é sintoma de livros muito bons, que deixaram o leitor vidrado no enredo mesmo depois do seu fim. O sonho dos escritores é que seus leitores tenham ressaca literária.

Spoiler:

É quando alguém “estraga” a experiência de leitura (ou de séries e filmes) do outro contando partes importantes do enredo – geralmente o plot twist. Muita gente não liga de receber spoilers, mas a maioria das pessoas os temem.

Crush literário:

Quem já se apaixonou por uma pessoa irreal, que existe só nos livros, levante a mão! Crush é uma paixão intensa, então nesse caso é se apaixonar por personagens. E é possível ter crush literário por vários personagens ao mesmo tempo.

Quote:

Frases e citações do livro.

YA:

Livros do gênero Young Adult, os jovens adultos. São histórias voltadas geralmente para um público entre 18 e 30 anos e focam em temas que são importantes para a faixa etária, como sexualidade, amadurecimento, drogas, liberdade e outros.

Chick-lit:

É a “literatura para garotas”, uma espécie de comédia romântica. Histórias leves geralmente escritas por uma autora e tem como protagonista uma mulher e suas (des)aventuras.

Sick-Lit:

Significa literatura enferma. O enredo apresenta personagens com doenças terminais, depressão ou tendência suicida. O fenômeno e a nomenclatura surgiram com A Culpa é das Estrelas, de John Green.

Distopia:

O contrário de uma utopia, onde tudo é bom. As distopias acontecem em mundos literários com governos totalitários, injustos e perigosos. Um dos maiores exemplos do gênero é 1984, de George Orwell, assim como Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

As gírias literárias são muitas e novas surgem a cada dia. Quais você conhece?

Por Teca Machado

By |2020-01-24T16:50:19-03:0024 de janeiro de 2020|

Deixar Um Comentário