avaliação-literária

Muitos autores optam por publicar um livro às cegas. Seja porque confiam no próprio trabalho – o que é bom! –, seja por desconhecerem um serviço muito comum no mercado editorial conhecido como parecer.

O parecer nada mais é que uma avaliação do feita por um profissional da área que traz os pontos positivos e negativos do livro, analisando-o do ponto de vista tanto literário, como comercial.

Como assim?

Antes de publicar um livro – seja por uma (e por que não?) ou por uma editora tradicional –, você envia o manuscrito ou original do seu livro para avaliação de um profissional, chamado parecerista. Então ele lê e tece comentários a respeito do conteúdo do seu livro, além de traçar um paralelo com o que está sendo feito no mercado.

O parecer mais completo é aquele que responde a perguntas do tipo:

– O seu livro tem potencial para atingir o mercado?

– Ele é voltado para qual público-alvo?

– Como você pode torná-lo mais atraente?

– Quais são as principais vantagens e desvantagens do seu livro?

– Quais partes da narrativa são melhores? Quais são as piores?

– O que pode ser cortado?

(Quanto a esta última, gosto muito daquela célebre frase que diz que “escrever é cortar palavras” – atribuída por muito tempo a Carlos Drummond de Andrade.)

Portanto, o parecer é quase um trabalho de editor adiantado. Por meio dele, você fica sabendo o que pode melhorar no seu livro e o que já está bom, além de ter uma perspectiva se ele está alinhado com o que está sendo feito no mercado.

Por fim, muitas editoras encomendam um parecer antes de decidirem se vão ou não publicar um livro. E o processo é o mesmo: elas enviam o original a um profissional, que, em geral, também é ou já foi editor, para, a partir do parecer dele, resolverem se vão publicar ou não. Se o parecer mostrar que o livro tem potencial, seguem em frente. Caso contrário, declinam.

E você? Acha que vale a pena ter um parecer do seu livro? Compartilhe com a gente a sua opinião!Aliás, a Albatroz oferece  , incluindo pareceres. Até a próxima!