Como anda sua rotina de escrita? Você consegue atingir suas metas de escrita com facilidade ou precisa quase chorar para não ser enforcado pelo seu editor? Muitos escritores sofrem desse mal: não conseguir escrever de jeito nenhum. Se você escreve por lazer, ótimo, talvez essa flexibilidade de escrever quando aquele insight surge seja ótima. Mas muita gente que trabalha com escrita simplesmente não consegue preencher seus arquivos até que o prazo esteja acabando – ou já tenha acabado faz tempo. Isso é ruim para você e para sua reputação. Mas calma. Agora você confere cinco dicas para aumentar sua produtividade e melhorar sua experiência de escrita.
Diga adeus à procrastinação
A possibilidade de muitas vezes poder trabalhar em casa também é um empecilho. Aja como se você estivesse indo ao trabalho: acorde, toma um banho, se vista e então comece. Isso pode te ajudar a fugir daquele bom e velho “só mais cinco minutinhos” que pode virar horas e dias de atraso.
Organize e planeje suas atividades
Muitos escritores cometem o erro de não organizar suas tarefas durante o dia. Mas saiba que organização e planejamento é a chave para aumentar sua produtividade. Relacione quais são suas principais tarefas para o dia e execute-as por meio de hierarquia. Só assim você vai tirar aquele pensamento de que tem tanta coisa para fazer além de escrever que parece que está naufragando em um mar de tarefas que impedem você de dedicar-se à escrita.
Elimine as distrações
O que não falta hoje ao nosso redor é distração. O e-mail aberto com mensagens de gente que você nunca ouviu falar, o celular com aqueles aplicativos super legais que tomam nosso tempo, as notificações do Facebook e por aí vai. Uma dica: trabalhe off-line e elimine essas distrações. E preste atenção até mesmo na trilha sonora. Quantas vezes você para o que está escrevendo na intenção de mudá-la e acaba desviando o foco?
Estabeleça pequenas metas
Não adianta pensar que você vai sentar-se à frente do computador e escrever maravilhosa e compulsivamente de uma hora para outra. Por isso, estabeleça pequenas metas a serem cumpridas. Um número determinado de páginas, por exemplo, antes de uma pausa. Mas não exagere. Você já conhece a Técnica Pomodoro? É um ótimo método de gerenciamento de tempo desenvolvido nos anos 1980. Nela você utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de “pomodoros”. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Anote suas ideias
Antes de tudo, anote suas ideias. Esse passo também ajuda na estruturação de sua escrita e faz com que você se sinta mais confiante no momento de escrever. Pensar numa estruturação de tópico principal, objetivos e objetivos secundários pode ser uma ótima ideia. Mesmo que muitos escritores prefiram a escrita mais livre, essa técnica ajuda você a não perder o foco.
Dica extra
Esteja bem consigo mesmo. Se você escolheu a escrita como trabalhão é por amor às palavras. Portanto, cuide bem de você. Exercícios, meditação e qualquer hábito que te dê prazer são alavancas para sua produção. Por isso, corte pensamentos e hábitos negativos como fofocas, brigas, frustrações sem motivo e outros hábitos que possam bloquear sua produtividade.
Gostou das dicas? Então agora é só colocá-las em prática e começar a escrever sem aquele peso que você sabe que não carrega. Desejamos uma ótima escrita para você – e uma ótima leitura para os felizardos que receberão suas palavras.
Deixar um comentário