projeto-de-livro

Autores independentes exercem, muitas vezes, o papel de editor, agente literário, gerente de marketing e outras funções durante a produção do livro. Por conta disso, é bem possível que você já tenha sido perguntado sobre algumas informações a respeito da sua obra, mas não tenha conseguido responder. Minha dica no post de hoje é exatamente esta:  crie um projeto de livro que responda a essas perguntas.

Criar um projeto de livro vai ajudá-lo em várias etapas da produção, desde a criação, norteando-o quanto ao conteúdo e a forma, até a apresentação do livro à editora – nós, por que não?! – e, por fim, a divulgação, conferindo um ar bem mais profissional ao seu produto. Então vamos lá, por onde começar?

Determine o público-alvo do seu livro

Não me entenda mal, mas quem quer escrever para todo mundo acaba não escrevendo para ninguém. Se seu livro é sobre novas políticas públicas para preservar o meio ambiente, por exemplo, tenha certeza de que não são todas as pessoas que se interessam por isso. É simples. Portanto, restrinja o público do seu livro a quem realmente tem afinidade com o assunto que ele trata e concentre-se em falar com ele.

Enumere as vantagens do livro para o leitor/consumidor

Por que alguém compraria seu livro? Que lacuna no mercado ele preenche? Qual ponto de vista inovador apresenta? Aborde no projeto quais as vantagens que seu livro tem em relação a outros do mesmo tema. Ele tem dados recentes? Tem um foco específico num determinado assunto? Ou, se é ficção, o que ele tem que vai provocar o interesse do leitor? Por que não é uma mera repetição de outros livros?

Seja específico

Generalidades são quase sempre vazias. Apresente o conteúdo. Seja específico.

Sabemos que livro não é um item de primeira necessidade…

Essa é a grande questão – e que vem acompanhada de uma outra não menos importante: com tantos livros no mundo, o que faz valer a pena ler/publicar seu livro? Acredite, se você conseguir responder essas perguntas, seu livro está a meio passo do sucesso.

Especificações

Desligue-se um pouco do conteúdo e pense no livro como produto físico. Qual é a aparência que você quer que seu livro tenha? Qual formato? Livro de bolso? O conhecido 14 x 21? Como você quer a capa? Vai terorelha? Autores independentes mandam, mas para mandar é preciso saber o que se quer.

Conheça tudo a respeito do seu livro

Ninguém conhece seu livro melhor que você. Por isso, você é a melhor pessoa para ajudar a editora a dar vida ao produto que você começou. Então coloque as mãos à obra!