Como escrever melhor? Veja cinco dicas que irão te ajudar!

//Como escrever melhor? Veja cinco dicas que irão te ajudar!

publicar publicação livro dicas inspiração escrever escrita escritor escritora autor autora editora albatroz publique seu

Como escrever melhor? Veja cinco dicas que irão te ajudar

Você tem boas ideias, mas está com dificuldade para começar a preencher as folhas em branco do seu livro? Organizar a imaginação de forma que ela fique interessante ao leitor, nem sempre é uma tarefa fácil, mas há atitudes rotineiras que podem te ajudar a escrever melhor.

As dicas que nós separamos servem tanto para quem quer fazer um e-Book, quanto para quem quer redigir contos. Elas vão te ajudar a evitar clichês, jargões, redundâncias, excesso de estrangeirismos, erros de sintaxe e pontuação incorreta, além de colaborar para que você organize melhor as suas ideias. Confira abaixo e pratique!

1- Escrever melhor começa na internet

Textos curtos, rápidos, com palavras abreviadas e cheios de símbolos. Assim é a vida de quem usa a internet para se comunicar. Embora a agilidade das mensagens acabe permitindo um texto sem muito cuidado, isso não é bom para quem é escritor ou quer ser um.

Comece tendo cuidado com as pequenas mensagens. Antes de enviar um e-mail ou publicar um tuíte, releia o que escreveu. Complete as palavras e não use abreviações como “vc” e “pq”. Corrija a pontuação e não se esqueça de cuidar da conjugação verbal.

O exercício diário é muito importante, pois você está treinando para redigir frases coesas e claras. Pratique!

2- Palavras estrangeiras? Evite!

Muitas palavras de outros idiomas fazem parte da comunicação diária, mas será que todos vão entendê-las? Quem escreve precisa pensar no leitor e nem sempre todas as pessoas que vão adquirir a sua obra conhecem esses termos. Por isso, tenha cuidado com o excesso de estrangeirismo, para que o seu texto não fique confuso.

Para que escrever “bowl” se você pode usar a palavra “tigela”? Procure sempre uma palavra em português equivalente à estrangeira que você quer usar. Faça isso em textos curtos e mensagens que escreve na sua rotina diária, pois ajudará a praticar.

3- Leia em voz alta

Corrigir o que nós mesmos escrevemos nem sempre é fácil. Às vezes, ao ler rapidamente, nós não notamos a repetição de palavras ou trechos que possam estar confusos. Para facilitar na hora desta revisão, a dica é ler em voz alta.

Quando você fala o texto que escreveu, vai ficar mais fácil notar se uma palavra se repetir várias vezes para que possa alterá-las por sinônimos. Facilita também para notar a falta de acento e até a ausência de alguma vírgula. Tente, você vai gostar!

4- Leia muito

Além daquele livro de cabeceira, que todo mundo precisa ter, pratique a leitura na sua rotina diária. Prefira ler a notícia, a ouvi-la, por exemplo.

Leia sempre que puder, até bula de remédio ajuda. Pode parecer diferente, mas há muitas palavras que são desconhecidas e estão nas bulas. Elas podem ajudá-lo a melhorar o vocabulário, algo essencial para quem quer escrever melhor.

5- Seja curioso

De nada adianta ter contato com novas palavras se você não entendê-las ou não souber usá-las. Por isso, sempre que encontrar algo novo, procure o seu significado e digite a palavra nos buscadores online, para que você leia outras frases nas quais ela foi usada.

Caso não tenha como procurar o significado da nova palavra na hora em que leu, use um dos aplicativos para escrever e anote-a. Quando você puder faça a busca e aumente o vocabulário.

Viu como é simples alterar um pouquinho sua rotina e ter cuidado para poder escrever melhor? As dicas são fáceis, mas vão ajudar você a escrever de forma mais clara e atrativa para o leitor. Pratique e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais!

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/editora.albatroz/

Veja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

By |2019-01-19T18:32:05+00:0017 de maio de 2018|

Um Comentário

  1. Ivone 17 de maio de 2018 em 19:13 - Responder

    Excelente as dicas!Estou me preparando para publicar um livro , de preferência nessa editora!a Acho que é um dos meus últimos sonhos !Obrigada!

Deixar Um Comentário