Escrever um livro é um trabalho solitário. Seja à mão ou no computador, a arte da escrita não é intermediada por ninguém. Ali, são apenas você e as palavras. É no silêncio do quarto ou do escritório, sentado em frente a alguma espécie de escrivaninha, olhos fixos no texto, ideias aflorando na cabeça, que o autor começa a criar sua obra.
Mas nem sempre será possível isolar-se do mundo para escrever um livro. Pode ser que você viva numa casa com cinco pessoas, que não disponha de um escritório em casa, ou que ainda não tenha a privacidade necessária para um momento tranquilo de trabalho. Não importa. Com um pouco de esforço, é possível criar um ambiente para a produção do texto do seu livro. Depende só de você.
Não deixe as ideias escaparem
Se você quer escrever um livro, não deixe as ideias escorrerem das mãos, ou melhor, do pensamento. Digo isso porque eu mesma já tive várias e perdi. Parece bobo, mas tenha sempre uma caneta ou celular perto de você. Anote as ideias e os pensamentos que passam rápido pela sua mente. Hoje, com a tecnologia, o bloco de anotações do celular tornou-se o grande aliado dos escritores. Então não hesite em registrar nele o que passa em seus pensamentos. Mesmo que esteja um caos à sua volta.
Descubra o melhor momento para escrever
Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que funcionam melhor de dia e as que funcionam melhor à noite. Descubra qual delas você é – eu às vezes ainda fico na dúvida – e use isso a seu favor. Muitos autores escrevem melhor de madrugada, outros preferem trabalhar à luz do dia. O importante é usar seu “relógio interior” a favor do seu livro.
Concentre-se
Quem escreve no computador sabe, a internet traz um milhão de possibilidades para se distrair – seja uma mensagem instantânea, um e-mail novo, uma foto na rede social. Afora o mundo real. Por isso, leve o momento de escrever seu livro com seriedade. Não deixe que qualquer coisa o distraia.
Abuse da liberdade criativa
Num primeiro momento, vale tudo. Acredito que o texto se desenvolve à medida que é feito. Então não deixe de escrever nada por achar inadequado ou qualquer coisa do tipo. O livro tomará seu rumo com o tempo. Não pode sua criatividade antes da hora.
Olhe para dentro de você
Escrever um livro é trazer para o tangível algo intangível. E não há mais ninguém além de você capaz de expressar o que só você sabe. As palavras são suas. Só você pode buscá-las, ouvi-las, reuni-las, materializá-las, pois estão dentro de você e de mais ninguém. Então vá em frente.
Compartilhe esse trabalho solitário com o mundo
A magia de publicar um livro está justamente em apresentar ao mundo algo que só você conhecia. Não importa se é uma pesquisa com várias referências, fatos reais ou uma história, seu livro é uma leitura do mundo única. E a publicação abre as portas para que outras pessoas leiam essa leitura que só você fez.
Deixar um comentário