Escreva com a alma

Ser um escritor pode ser uma das decisões mais difíceis a se tomar, isso porque essa é uma profissão pouco valorizada e muitas vezes vista apenas como um hobby que pode ou não dar certo. Mas se você decidiu ser um  escritor não pode pensar desse jeito, a primeira coisa que você precisa é ter coragem para não desistir do seu sonho e não ligar muito para a opinião alheia.

Um bom escritor é aquele que escreve com a alma e não com o pensamento em lucros futuros que poderão ou não ter. Muitas pessoas ouviram muitas negativas antes de se tornarem escritores de sucessos, como você pode conferir neste texto (Escritores com trabalhos recusados). Se esses escritores tivessem desistidos na primeira chance hoje não estariam onde estão. É preciso ter confiança no seu trabalho, antes de qualquer coisa, pois se você não acreditar no seu livro não será os outros que vão ter.

Eu sempre coloco nos textos aqui do blog sobre a importância de não escrever pensando apenas no lucro que poderá ter, mas escrever sobre o que você acredita, pois nem todos os escritores conseguem enriquecer com seus livros, mas todos os escritores que publicam livros para satisfazer o seu desejo de colocar as suas ideias no papel, literalmente, são escritores felizes. Pois para eles vale mais saber que alguém está lendo aquilo que saiu da sua mente, do que os valores que serão depositados em sua conta. Assim todo lucro que ele tiver a partir da sua obra será consequência de acreditar no seu trabalho e não desistir com medo de “não ganhar nada com um livro”

Para os escritores que ainda estão em dúvidas sobre publicar seus livros, recomendo que assistam o documentário “Magia além das palavras”, é uma biografia não oficial da JK Rowlling, autora de Harry Potter e uma das primeiras a ficar milionária sendo escritora. Ela pode ser considerada uma pessoa de “sorte”, mas sua história mostra muito além disso, afinal ela demorou quase sete anos para terminar o seu primeiro livro, e mesmo depois de ouvira alguns “nãos” pelo caminho, ouviu que mesmo publicando seu livro ela nunca ficaria rica, uma vez que livros infantis não dão tanto lucro. Mesmo assim ela não desistiu e publicou seu primeiro livro, ganhou pouco, mas realizou o sonho de ver ele em uma vitrine de livraria, o resto da história é mundialmente conhecido devido ao sucesso dos livros e produtos derivados.

JK é inspiração para muitos escritores que têm medo de fracassar. Assista o documentário e não perca tempo, tire aqueles rascunhos do limbo do seu computador e termine a sua história, não importa o tempo que demore. Não desista do que você acredita, muitos novos escritores optam por publicar livros de forma independente, no começo você pode achar que fica caro e é um investimento sem retorno, mas pare e pense. Investir  nos seus sonhos e fazer o possível para realizar eles não é um retorno mais do que satisfatório?