Feiras e festas literárias ao redor do mundo

//Feiras e festas literárias ao redor do mundo

Temos no Brasil algumas feiras literárias bem conhecidas e muito grandes, como a Bienal do Livro, que acontece em várias cidades – sendo as mais famosas de São Paulo e do Rio -, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), a Feira Ler, entre outras. Mas o mundo inteiro apresenta festivais, que além de viverem e respirarem livros e literatura, vão abrir um novo universo de conhecimento para você. 

Frankfurt Book Fair — Alemanha 

A Frankfurt Book Fair, na Alemanha, é considerada a maior feira de livros do mundo, com milhares de expositores e visitantes. Cada ano ela escolhe um país para ser o tema e a literatura dele é celebrada. 

London Book Fair — Inglaterra 

A London Book Fair realizada anualmente, é uma das mais conhecidas do mundo. Assim como a de Frankfurt, ela é temática e seleciona um país para ser o homenageado da vez. 

Correntes d’Escritas — Portugal 

Esse festival literário é bastante conhecido em toda Europa, sendo um dos mais tradicionais do continente. Reúne nomes importantes da literatura portuguesa e internacional e conta com conferências, teatros, tardes de autógrafos e mais. 

Semana Negra de Gijón — Espanha 

Celebrado em Gijón, na Espanha, é o maior festival literário ao ar livre da Europa. Durante vários anos foi voltado exclusivamente para romances policiais, chamados “novelas negras”. Hoje também tem livros de ficção científica, de fantasia e novelas históricas. 

Rota das Letras — China 

A Rota das Letras — Festival Literário de Macau é o primeiro a reunir escritores portugueses e chineses. A ideia central do é promover encontros entre as diferentes culturas, apresentar livros, organizar debates e palestras e incentivar traduções. 

Feria Internacional del Libro de Guadalajara — México 

Ela é considerada a maior feira literária da América Latina, assim como a maior em língua espanhola do mundo. Só perde em termos de público para a Frankfurt Book Fair, na Alemanha.  

Hay Festival — País de Gales 

Além da edição original em Hay-on-Wye, no País de Gales, ele é realizado em 15 outros países, como México, Espanha, Líbano e Maldivas. Além de escritores, ele reúne ambientalistas, cientistas, e até comediantes, em um evento interessante e único. 

Zee — Índia 

O Zee é considerado o maior festival literário gratuito do mundo. Atrai autores de toda a região sul da Ásia, e tem como cenário um enorme palácio. No festival, é possível encontrar nomes bastante conhecidos da literatura, além de escritores recém-lançados e conta com dois concursos literários. 

Por Teca Machado

By |2019-09-30T22:49:58-03:004 de outubro de 2019|

Deixar Um Comentário