Você pode ser das antigas, escrever seus livros à mão ou não ter nenhum perfil nas redes sociais, mas uma coisa você tem de admitir: a Internet revolucionou o mundo literário.
Além das milhares informações úteis que ela disponibiliza para a pesquisa, a venda e a divulgação do seu livro, a Internet lhe proporciona saber tudo o que se passa no mercado editorial, no mundo dos livros, na cabeça dos leitores, enfim no imaginário coletivo – vale dizer que, graças a ela, você pode nos acompanhar aqui no Blog também!
A Internet contribui para formar mais leitores e se soubermos fazer bom uso dela, podemos colaborar para aumentar cada vez mais este número.
Esta semana mesmo descobri uma comunidade no Facebook chamada Tem mais gente lendo. Nela, são postadas fotos de pessoas lendo livros no metrô de São Paulo e em outros locais públicos como forma de incentivo à leitura – e também com o objetivo de desconstruir aquela velha máxima de que brasileiro não lê (embora as pesquisas ainda mostrem um baixo número de leitores – falaremos nisso em breve).
O fato é que nunca um meio de comunicação prestou um serviço tão importante à divulgação, à crítica e à venda de livros. O rádio não fez isso, a tevê, muito menos. Mas a Internet, sim!
Redes sociais como Goodreads e Skoob, voltadas exclusivamente para o mundo dos livros, permitem que leitores troquem informações sobre títulos, dizendo quais já leram, quais desejam ler e o que acharam deles.
Outro movimento que está em alta por esses dias na rede é postar a foto da própria com a hashtag “a letra das pessoas”. Isso porque, graças à própria tecnologia, muita gente quase não escreve mais à mão. Apesar de parecerem bobos, movimentos como esses lembram as pessoas da importância da escrita, algo tão valorizado por nós, editores e escritores.
Por último, também descobri há pouco tempo um jornal literário do Sul que disponibiliza o pdf de suas edições gratuitamente em seu site. Nele, você acompanha o que há de novo no mercado editorial de um ponto de vista menos comercial e mais literário.
Isso sem falar nos eBooks, mas esse já é um assunto para outro post!
Ter mais motivos para amar a Internet é impossível. Então se você é das antigas, deixe esse preconceito para lá e usufrua dos benefícios que essa ferramenta tão poderosa tem!
Deixar um comentário