Sinopse

Na história da humanidade, importantes acontecimentos deixaram de ser repassados às gerações subsequentes por terem se perdido por falta de registros em documentos ou imagens e muitos episódios foram, simplesmente, esquecidos, ou foram desvirtuados ao serem transferidos através dos relatos orais. Esta forma tradicional de transferência de informações através de sucessivas gerações costuma distorcer a realidade dos acontecimentos e resultar em relatos deformados e desprovidos de credibilidade. A principal razão (motivação) para me aventurar nessa empreitada de revolver o passado de nossa Universidade, revirar documentos, desencavar histórias praticamente esquecidas, ouvir pessoas de épocas passadas, confrontar versões e utilizar das próprias experiências, foi elaborar um relato que pudesse representar uma versão de nossa história o mais próxima possível da realidade. É evidente que haverão muitos detalhes que não terão sido lembrados ou evidenciados em nossos relatos, porque o propósito deste livro nunca foi contar uma história completa de nossa Universidade e, nem mesmo, um irretocável e definitivo documento histórico.

Antes de tudo, o primeiro objetivo foi não permitir que o tempo e a saída de cena de muitos dos atores dessa história, fossem motivos para que a memória da construção histórica de nossa querida Instituição, através dos tempos, também se desvanecesse ou se desvirtuasse. Este livro é um tributo aos que foram responsáveis pela construção desta incrível e monumental instituição que marcou época, e sempre deixa muita saudade em quem por ela passa e não mais retorna.

A história contada neste livro não é completa e nem mesmo definitiva. Ela possui muitas lacunas que, aos olhos de alguns, podem ser consideradas imperdoáveis, porém, como justificativa para essas nossas falhas, devemos dizer que, uma das razões desta obra foi, justamente, motivar outras pessoas a escrever sobre a nossa Universidade, complementando-as ou corrigindo-as. Um mergulho mais profundo e diversificado na história da Universidade Rural permitirá que muitos episódios, até então mantidos submersos, possam ser desvendados, aprofundados ou melhor analisados, resultando em novos trabalhos acadêmicos, teses ou livros. Desejamos que este nosso texto se transforme em um exemplo motivador, para que muitos outros possam ser produzidos e venham preencher os espaços vazios que não foram completados por este livro.

Sobre o autor

Luiz Celso Hygino da Cruz é natural de Pirapetinga, Minas Gerais, onde nasceu em 1942. Formou-se em Medicina Veterinária em 1964 pela antiga Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, atual UFRRJ. Tem Mestrado em Bacteriologia e Micologia e Doutorado em Ciências Veterinárias – Sanidade Animal. Na UFRRJ, foi Professor Titular de Micologia de 1965 a 1998, e na Universidade Estácio de Sá, por vinte anos. É Professor Emérito pela UFRRJ; recebeu o prêmio “Professor José Maria Lamas da Silva” de Pesquisa Avícola; a “Comenda do Mérito Veterinário”, pelo Instituto de Veterinária da U.F.R.R.J. e o diploma de Honra ao Mérito Veterinário concedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, RJ. Publicou em periódicos e apresentou em congressos, nacionais e internacionais, cerca de 150 trabalhos científicos. Membro Fundador da Sociedade Latino-Americana de Micotoxicologia, e seu presidente no biênio 1994/1997. Idealizou, implantou e dirigiu o Curso de Especialização em Micologia Veterinária e o Curso de Mestrado em Microbiologia Veterinária, na UFRRJ. Implantou o curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá e foi seu primeiro coordenador.