Sem inspiração para escrever? Sete dicas para resolver isso

//Sem inspiração para escrever? Sete dicas para resolver isso

publicar publicação livro dicas inspiração escrever escrita escritor escritora autor autora editora albatroz publique seu

Uma página em branco, as horas passando e você está sem inspiração para escrever? Há horas em que por mais que tente, o impulso criativo não chega. Nestes casos, o que fazer?

Se você está passando por isso, saiba que não é o único. Mesmo os escritores mais experientes sofrem com a falta de inspiração. Quando isso acontece, é preciso mudar a rotina. Confira abaixo algumas sugestões e inspire-se!

A inspiração para escrever pode vir de um filme

Claro que você não vai copiar um trecho da história de um bom filme para colocar nas páginas brancas que possui, mas ter acesso a uma boa história pode despertar as ideias adormecidas dentro de você.

Além disso, os sons, as imagens e até as características das personagens podem servir como fonte de inspiração. Vá a um cinema ou ligue o computador e escolha um filme. Não se esqueça da pipoca para relaxar!

Ouça música

Acordou sem saber muito bem por onde começar a escrever? Então ouça música e cante.

Você pode tanto optar por uma música mais calma, que te faça relaxar, quanto por uma mais agitada, do seu cantor favorito, que te faça feliz. O importante é aproveitar a canção e deixar que ela traga lembranças ou sonhos que ajudem no seu trabalho.

Passeie perto na natureza

Há algo mais inspirador do que uma bela paisagem? Se você não está conseguindo produzir, gaste uma hora do seu tempo para ficar perto da natureza. Vá a um parque passear, aproveite um bosque perto da sua casa ou até mesmo um rio.

Sente, respire fundo, ouça os sons dos animais e relaxe. Se o tempo for curto, vá de bicicleta e aproveite o momento para descansar a mente e assimilar as informações do ambiente.

Observe pessoas

Embora a calma da natureza possa ser útil, um local com muitas pessoas também ajuda a criar novas histórias. Vá a um ponto movimentado como, por exemplo, uma rodoviária, para observar as atitudes dos que lá estão. A forma de andar, a pressa, o jeito estabanado de ser e outras tantas características diferentes que você vai encontrar podem servir para ajudar na construção daquele personagem. Experimente!

Leia, leia muito!

Você não precisa ler um livro por dia, mas tem que ler muito, pois é um exercício criativo contínuo. Compre sua revista favorita, leia notícias do dia, leia e responda e-mails. Tudo pode servir como fonte de inspiração, ajudá-lo a descobrir novos estilos e ainda colaborar para aumentar o seu vocabulário. Você já leu hoje?

Tenha um banco de ideias

Está na fila do banco e teve uma ideia? Anote! Está conversando com a família e ouviu uma frase engraçada? Grave um áudio! Foi a um lugar que para você é inspirador? Faça um vídeo!

Essas anotações, imagens e vídeos podem ajudá-lo quando você estiver sem inspiração para escrever. Com o uso de aplicativos para escrever livros você pode guardar todos esses arquivos com facilidade, em seu celular. Quando precisar é só ler, ouvir e assistir para ter novas e boas ideias.

Converse e relembre histórias de família

Você sabia que até mesmo aquela briga de família pode ajudar você a ter novas ideias? Relembrar histórias ajuda até os mais famosos. Steven Spielberg, por exemplo, se inspirou para o longa metragem E.T – O Extraterrestre, de 1982, recordando a separação dos seus pais.

“Era para ser um filme sobre minha mãe e meu pai se divorciando. Eu comecei a história, não em roteiro por assim dizer, mas comecei a escrever sobre como era quando seus pais queriam dividir a família e mudar para outros estados”, contou em entrevista exclusiva para a Revista People. Viu como funciona?

Relaxe, observe ao seu redor e faça algo que realmente te faça bem. Às vezes, a inspiração chega das atitudes mais corriqueiras, como falar “bom dia” para o vizinho ou ouvir a piada daquele amigo engraçado. Mude de ambiente e inspire-se!

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/editora.albatroz/

Veja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

By |2019-01-19T18:32:05+00:009 de maio de 2018|

2 Comments

  1. Enoque Pereira 9 de maio de 2018 em 18:39 - Responder

    Muito bom as dicas
    Obrigado

  2. Maria de Lourdes Rodrigues de Almeida Pereira 9 de maio de 2018 em 18:36 - Responder

    Olá, caro editor, nossa, obrigada pelas dicas maravilhosa, todas estas dicas que voce enviou-me, eu jáfaço,tenho inspiração até com animais de estimação, com o cantar deles, no meu quintal, cheio de árvores frutíferas, nas plantas verdes, nas flores, nas ruas,na biblioteca, onde eu trabalhei, dois anos, nos livros e revistas, os preconceitos e discriminações, brincadeira em famílias, nos problemas, nas cenas de novela, onde o céum esposo, levava a sua esposa, num jardim florido, onde tinha flores coloridas, de várias espécies, onde veio a inspiração, e a partir daí, eu creiei um belo poema, que sairá no meu terceiro livro,”Deus a natureza e o homem”. Também vem inspiração, quando olho para o céu, cheio de nuvem, estrelas, a lua,nos rios e cachoeiras, nas matas e florestas, nos morros, montanhas e colinas, nas viagens que eu faço, contemplo o céu, as paisagens, a natureza, até as pessoas, carros, monumentos, nas músicas romãnticas, no sítio da minha irmã e meu cunhado, no mar e nas praias, nas missas que assisto, nas Drogarias, onde eu trabalhei,nas crianças, adultos, jovens e adolescentes, nos idosos e idosas, em Deus, no amor principalmente, nos louvores da oração carismática católica, no Santíssimo, nas adorações, em fim, em tudo eu tenho inspiração, na minha filha, Lisa, e no meu filho Gabriel, que está com Deus e a Virgem Maria.quero agradecer, pela atenção e carinho, pelas dicas maravilhosas, que só me engrandecem.Cordialmente, Lourdes Almeida.

Deixar Um Comentário