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Tirando alguns casos bem atípicos, é muito raro que um escritor iniciante escreva uma obra, ela seja publicada por uma editora grande e ele vire best-seller da noite para o dia. Acontece, claro, mas é muito difícil. E não falo isso para te desmotivar. Pelo contrário! É para que você, escritor, saiba que o caminho vai ser árduo e é preciso persistir, mas vai valer a pena. Já falamos aqui nesse post sobre grandes autores que começaram com a autopublicação. E não há absolutamente nenhum problema com isso. Na verdade, há algumas vantagens, que hoje trago aqui para você:

1- Maior controle do conteúdo

No caso da autopublicação o autor tem mais controle sobre toda a obra e parte criativa (tanto de escrita quanto de capa e outros aspectos estéticos). Mas, como certo personagem disse uma vez, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, então o autor precisa ter um cuidado ainda maior com edição, revisão, preparação e muito mais.

Se possível, contrate profissionais para te ajudar nesse sentido. Um capista, um revisor ortográfico, um leitor crítico e o que mais você julgar necessário. Ou mesmo uma editora que faça esses serviços, como a Albatroz e seus selos. Eles vão te ajudar a trazer mais profissionalização e qualidade para o livro.

2- Maior tempo de publicação

Como o autor é quem decide, pode deixar o livro no mercado pelo tempo que quiser. Às vezes a edição acaba e uma editora tradicional não quer fazer uma nova tiragem. No caso da autopublicação não existe esse problema, porque o escritor é quem escolhe quando e quantos novos exemplares vai imprimir. Então o livro pode ficar muitos anos no mercado.

3- Distribuição personalizada

Como o autor é quem detém os exemplares, consegue fazer a distribuição da maneira que quiser. Pode deixar em uma, 10 ou 50 livrarias – físicas e virtuais -, pode vender de forma individual para leitores, pode participar de feiras e eventos literários, pode colocar numa distribuidora. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Mas, como foi dito acima, vendas e sucesso não vêm sem esforço, então o autor precisa bolar uma estratégia de distribuição que o deixe satisfeito.

4- Royalties maiores

Numa editora tradicional, geralmente o autor recebe entre 10% e 15% das vendas, na autopublicação essa porcentagem é maior, seja feito totalmente independente ou com a ajuda que uma editora como a Albatroz, que realiza os serviços que envolvem toda a produção do livro.

E se o escritor colocar o e-book para vender em plataformas online, como o KDP, da Amazon, a porcentagem da venda recebida por livro pode chegar a ser 70%.

5- Facilidade para publicar

Seja por meio de uma editora que faz autopublicação, como a Albatroz e seus selos, ou totalmente independente, é muito mais fácil publicar um livro nessa maneira. O autor não passa por cartas de rejeição de editoras (é só você lembrar que a própria J. K. Rowling foi rejeitada dezenas de vezes) e nem precisa esperar anos para finalmente ter seu livro em mãos.

O processo da autopublicação é muito mais rápido. O que pode até mesmo te incentivar a escrever ainda mais!

Para conhecer os serviços de autopublicação oferecidos pela Editora Albatroz, entre em contato conosco por aqui.

Por Teca Machado