meulivro-300x157

Pilhas e pilhas de manuscritos jogados no canto de uma sala. Envelopes e mais envelopes que – ainda – chegam pelos correios. Dezenas de arquivos que nunca foram abertos salvos numa pasta no computador. E-mails sem resposta… São originais que chegam todos os dias às chamadas grandes editoras. Algumas estão abarrotadas deles. Sem retorno.

Do outro lado, autores à espera. E a expectativa de ter o livro publicado. O silêncio faz com que muitos acabem desistindo. Mas não precisa ser assim.

O caminho tradicional de enviar um manuscrito para uma grande editora e esperar meses a fio – permanecendo, muitas vezes, sem resposta – ficou para trás. Hoje nada impede você de publicar o seu livro.

No entanto, para que ele alcance voos mais altos e se torne um produto de qualidade, há um caminho a ser percorrido. Veja abaixo os 4 primeiros passos.

Escolha alguém de sua confiança para ler seu manuscrito

Parece óbvio, mas muita gente vê o manuscrito como se fosse um tesouro escondido. Se não é um diário – poderia até ser, vide o livro “Destrua este diário” na lista dos mais vendidos –, seu manuscrito precisa de um leitor. Afinal você o escreveu para ser lido, certo? Portanto escolha uma pessoa de sua confiança para ser sua “cobaia” e peça a ela que lhe diga suas impressões.

Pesquise o mercado

Não veja seu manuscrito apenas como um bem cultural, mas sim como um produto comercial! Mesmo que você não tenha pretensões de torná-lo um best-seller, leve seu livro a sério e pesquise o mercado para ver o que está sendo lançado sobre o assunto tratado nele. Isto, com certeza, vai ajudá-lo a ver se está no caminho certo.

Deixe seu manuscrito descansar um pouco

Converso com alguns autores, e todos eles me dizem que o texto “precisa descansar um pouco” antes de ser entregue para edição. Não que as palavras ali escritas precisem de repouso. O que acontece, na verdade, é que o nosso olhar, depois de um tempo, acaba detectando algo que pode ser melhorado, ou mesmo uma brecha no texto para incluir algo novo. Provei isso quando comecei a escrever para o meu blog. Antes de publicar um post, espero um pouco e releio. Sempre mudo alguma coisa. No caso de um livro, isso é mais comum ainda.

Procure profissionais

Acredite: as pessoas vão dar mais valor ao seu livro quando virem que ele foi feito de forma profissional, ou seja: por profissionais. Não pense que o “leitor leigo” não percebe isso. Todo mundo é capaz de notar quando algo foi feito com qualidade.

Por isso, preocupe-se com o processo de edição do seu livro – a Editora Albatroz conta com ótimos profissionais para ajudá-lo nisso! – mas este já é assunto para outro post… Até lá!

PS: Consideramos manuscrito todo original não publicado redigido pelo autor (ou por terceiros, desde que haja o consentimento daquele), seja escrito à mão, ou digitado!