Afinal, o que é um mídia kit e por que ele é importante para os escritores?

Como o próprio nome já diz, é um kit com produtos de mídia para serem enviados para os meios de comunicação.

É uma forma de mostrar para os jornalistas o que você tem e ajudar a criar interesse da parte deles em publicar uma matéria ou uma notinha.

Geralmente escritores enviam mídia kits quando estão lançando uma obra, participando de algum evento ou quando ganham algum prêmio.

Além de divulgar seu trabalho, eles têm como objetivo facilitar a vida do jornalista.

Às vezes ele nem teria interesse ou tem uma equipe reduzida, mas como o material chegou pronto, acaba encaixando no site, na revista, no jornal.

Saiba mais sobre o Mídia Kit:

O que é indispensável ter:

– Release (matéria jornalística com as informações sobre o assunto)

– Biografia do autor

– Fotos da capa do livro

– Fotos do autor

– Sinopse da obra

– Informações do evento, se tiver, como dia, local e hora do lançamento

Muitos autores optam por além de enviarem esses dados, mandarem brindes para os jornalistas, como um exemplar do próprio livro, um bloquinho, um marca-página ou outro produto que faça menção à obra. Não é obrigatório, mas se puder fazer isso é um toque bacana.

No mídia kit deixe também muito claro que se o jornalista quiser entrar em contato com você para fazer um material inédito, você está a disposição. O propósito dele é te divulgar.

Mídia Kits podem ser enviados digitalmente ou entregue em mãos, o que particularmente acho mais efetivo, apesar de menos prático para o autor.

Se for entregue para o próprio jornalista, imprima o release, mas coloque também todos os materiais num pen drive para que o jornalista possa acessar as informações.

Um mídia kit não é obrigatório na hora de divulgar seu livro, mas é uma maneira eficaz e gratuita de conquistar novos leitores.

Saiba mais sobre este e outros assuntos na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/