Agências Literárias: O que fazem?

/, Mercado Editorial/Agências Literárias: O que fazem?

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro rio de janeiroNum mundo cada vez mais digital, os autores têm alcançado seu público usando plataformas disponíveis para esse fim, muitas delas inclusive de graça. Antigamente o processo era escrever o livro, oferecer para editoras e esperar até ouvir um “sim” que levaria a obra para prateleiras de livrarias de todo o país. Muitos escritores ainda fazem isso, além de se autopublicarem, mas esse caminho fica mais fácil se contratarem um agente ou agência literária.

Cabe à agência o papel de intermediar as negociações entre o escritor e editora. São profissionais treinados para encontrar o melhor caminho para a publicação e dão toda assessoria e direcionamento necessário para garantir que a obra seja produzida, divulgada, distribuída e comercializada. Ela também vai oferecer o suporte e monitoramento de todo o processo até o fechamento do contrato.

Conheça algumas das funções das agências literárias:

1 – Análise de obra

O agente faz a leitura crítica da obra e indica pontos que precisam ser retrabalhados, reescritos, apagados. Além desses apontamentos, como um editor, e por ser especialista da área sugere melhorias para adequação da obra ao mercado, promovendo a preparação final do texto para que tenha mais apelo para as editoras.

2 – Venda da obra

Como conhece o mercado, busca editoras que tenham catálogos onde a obra se encaixa e cuja linha editorial coincida com a história em questão. Tem bom relacionamento com essas empresas, autores e profissionais importantes do mercado, então transita bem entre eles e chega com mais facilidade àqueles que decidem quais obras publicar.

3 – Facilita processos burocráticos

A parte burocrática é maçante, mas um autor que irá ser publicado não consegue fugir disso. Também é função da agência cuidar do contrato e de todos os processos burocráticos da negociação, incluindo fiscalizar o que foi acordado em relação a divulgação, distribuição e  comercialização.

4 – Administra a carreira

A partir do momento que o autor atinge popularidade no segmento, precisa que alguém o ajude a administrar a carreira, já que passa a receber convites para participação de eventos, propostas de parcerias e novos livros e muito mais, então muitas vezes não consegue lidar com tudo sozinho. A agência mantém a vida editorial em ordem, cuidando da imagem do escritor e o aconselhando em decisões do dia a dia.

Gostou do artigo? Leia outros no nosso Blog.

By |2019-01-19T18:32:04-03:008 de janeiro de 2019|

Deixar Um Comentário